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  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Turismo Urbano Sustentável

*POR ABDON BARRETTO FILHO FOTO: PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

Referência na tradição e na cultura do Rio Grande do Sul, o Mercado Público de Porto Alegre (FOTO) foi inaugurado em 3 de Outubro de 1869, é o mais antigo do Brasil, e conta com mais de uma centena de estabelecimentos que oferecem uma gama diferenciada de atividades



Quando se pretende desenvolver projetos vinculados ao fenômeno turístico, o primeiro grande passo é o Diagnóstico, identificando-se a Oferta dos aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços da Cidade, verificando a possibilidade do seu ingresso ou não no competitivo mercado turístico.


É óbvio que os estudos sobre a Demanda serão fundamentais para estruturação da Oferta.


Observa-se que a predominância no planeta é do Turismo Urbano Sustentável: ambiental, social e econômico.


As estatísticas mundiais confirmam que os fluxos de visitantes são para destinos turísticos urbanos que se completam com visitas aos atrativos rurais.


Em primeira instância, o viajante tem optado pelos atrativos culturais em detrimento aos atrativos juntos à natureza.


Podem ser destaques: Turismo Urbano Cultural; Turismo Urbano de Negócios, Eventos Profissionais e o Turismo Urbano Recreativo, Entretenimento e Lazer.


A riqueza cultural do núcleo receptor atrai e diferencia a experiência da visita.


São registrados grandes investimentos nos centros históricos em muitas cidades, melhorando a qualidade de vida do habitante e atraindo visitantes.


Os destaques são: visitas aos Museus, Templos Religiosos, Galerias de Artes, Memoriais, Cemitérios, edifícios com registros históricos, entre outros.


Na realidade, as opções são infinitas e podem ser combinadas de acordo com os interesses dos consumidores.


No caso do Turismo Urbano Sustentável, a infraestrutura é uma garantia para o mercado consumidor.


Os visitantes conferem os acessos, hospedagens, gastronomia e serviços receptivos.


Naturalmente, os diagnósticos apresentam as opções para as visitas aos destinos turísticos com os estudos sobre as distâncias dos mercados emissores e os atrativos motivadores.


Geralmente, os atrativos podem atrair visitantes regionais, estaduais, nacionais e internacionais.


No diagnóstico, serão identificadas as possíveis singularidades que podem ser combinadas em rotas, roteiros, circuitos, eventos, sempre qualificados e promovidos.


As curtas distâncias entre as cidades facilitam as visitas dos excursionistas (menos de 24 horas) e os turistas (mínimo de 24 horas) .


São trabalhos profissionais que envolvem parcerias públicas e privadas, empreendedores e empresários interessados no desenvolvimento Turismo Urbano Sustentável.


No diagnóstico, são determinados: Análise do Mercado e o Posicionamento atual.


No Prognóstico, apresenta-se a Estratégia, incluindo o Posicionamento adequado e os recursos disponíveis.


Infelizmente, devido às inexperiências de alguns gestores públicos e privados, neófitos acreditam que apenas um inventário turístico resolve o problema.


Ignoram as indispensáveis ações nos mercados, principalmente a comunicação integrada e a continuidade das ações previstas, incluindo o City Marketing.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


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*ABDON BARRETTO FILHO


Economista e Mestre em Comunicação Social



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