top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Trajes de passeio das soberanas da XI Femaçã destacam a cultura e a riqueza de Veranópolis

FOTO: LETÍCIA ANA FRACASSO

Modelos criados pelo estilista Juan Isasa e pelo Ateliê Annita Letticia foram apresentados na noite da quinta-feira, 19 de janeiro. A Tradicional festa da Serra Gaúcha ocorrerá em abril deste ano


Faltando três meses para a XI Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial (Femaçã), a organização do evento apresentou na noite da quinta-feira - dia 19 de janeiro, à comunidade veranense os trajes de passeio da imperatriz Taís Munaretti e das princesas Angélica Verruck e Gisele Rebelatto da Fonseca.


Os modelos serão usados durante a divulgação da festividade.


A vestimenta oficial das soberanas, também conhecida como traje de gala, só será conhecida na abertura do evento, em 14 de abril.


A cerimônia de apresentação dos trajes aconteceu na Casa da Cultura Frei Rovílio Costa e contou com um desfile de resgate dos vestidos de passeio das imperatrizes das 10 edições anteriores da Femaçã e também foram apresentadas as embaixatrizes que estarão junto com a corte divulgando e recebendo a todos na edição da Festa de 2023.


A pesquisa para a criação e desenvolvimento dos vestidos de passeio da 11ª Femaçã foram realizados pelo estilista Juan Isasa, em parceria com o Ateliê Annita Letticia, de Anita e Leticia Cenci.


Os profissionais confeccionam desde 2008 os trajes da Femaçã.


Segundo Isasa, os vestidos para divulgação da 11ª edição da festa foram pensados tendo como cores norteadoras a estrela do evento, a maçã.


Além do vermelho e verde, o estilista destacou o dourado como novo elemento, que foi utilizado principalmente no modelo da imperatriz Taís.


“Para a criação, consideramos também o momento em que vivemos, tempos de mudanças no estilo de vida e de novas experiência. Associado a isso, buscamos traduzir a cultura e a colonização italiana de uma forma estilizada nos vestidos”, explica.


Nos trajes da imperatriz e das princesas também foram aplicados bordados, feitos por Eni Matielo Tedesco e pela FACSERRA, demonstrando a riqueza e o empoderamento do município e das soberanas. Conhecida como Berço Nacional da Maçã e Terra da Longevidade, Veranópolis se destaca pela diversidade na economia local.


Combustíveis, geração de energia hidroelétrica, indústrias metalmecânicas e de móveis, agroindústrias e serviços são as principais fontes de renda do município de 24 mil habitantes.


Para a confecção dos modelos, foram priorizados tecidos nobres, como tafetás e rendas.


Devido a extensa agenda de divulgação pelo Estado, conforto, praticidade e durabilidade também foram pontos importantes considerados para a elaboração dos vestidos.


“Cada detalhe foi pensado para valorizar nossa corte, levando em conta o biotipo e as características individuais de cada soberana. O intuito é sempre ressaltar a beleza e os pontos fortes de cada uma para que o resultado final seja o melhor possível”, acrescenta a costureira Leticia Cenci.


A XI Femaçã ocorre entre 14 e 16 de abril e de 20 a 23 de abril de 2023, no Parque de Exposições José Bin, em Veranópolis.


O evento terá exposição comercial interna e externamente, áreas destinadas à tecnologia, à longevidade e apresentação das comunidades.


Também haverá espaço kids, três palcos e duas praças de alimentação com propostas diferentes, além de ambientes reservados para descanso, distribuídos ao longo do circuito de visitação.


Na programação, estão previstas palestras e exposições, além de apresentações culturais e artísticas.


Entre as atrações estão confirmados os shows nacionais da dupla César Menotti & Fabiano (15 de abril) e do cantor Alexandre Pires (22 de abril).



-> Leia todas as notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:




PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


* NO AR : RÁDIO ON-LINE "PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE"


-> ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br (RÁDIO WEB)


-> BOAS NOTÍCIAS E GRANDES SUCESSOS QUE MARCARAM ÉPOCA, PARA UMA "AUDIÊNCIA ALTAMENTE QUALIFICADA".


____________________________________


NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?



NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_____________________________________


Comments


bottom of page