Buscar
  • Pelos Caminhos do RS

Trajes das soberanas da 16ª Fenachim enaltecem o legado dos povos indígenas através da erva-mate



Os trajes típicos serão utilizados pelas soberanas em passeios de divulgação da Fenachim 2022, que ocorre de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. (FOTO E FONTE: COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES)



A comunidade Venâncio-airense conheceu na noite da quarta-feira, 22 de dezembro, os trajes típicos que serão usados pelas soberanas da 16ª Fenachim (Festa Nacional do Chimarrão), a rainha Veridiana Röhsler e princesas Alexandra Keller e Lavínia Giehl.


Em evento na Travessa São Sebastião Mártir, dentro das programações de Natal, o trio divulgou as criações da estilista Luana Sehn.

Com referências à planta da erva-mate, através das folhas, flores e frutos, as peças enaltecem o legado deixado pelos índios guaranis através do chimarrão.


“O traje carrega a representação histórica da herança dos povos, sua miscigenação e sua cultura, presentes através de traços estilizados e com inspirações que partiram do sentimento de honrar o legado que os indígenas nos deixaram, bem como o símbolo principal da nossa festa”, destaca Luana.

As origens do chimarrão são evidenciadas nas roupas através de cores, pedrarias e bordados característicos e exclusivos.


Representando a hospitalidade e a amizade do povo gaúcho, as peças têm a essência nativa da cultura local. A cor branca como base traduz a paz das rodas de chimarrão.


O marrom representa a mãe terra e o cultivo da nossa valiosa erva-mate.


O vermelho imponente remete à força, garra e coragem do povo gaúcho, com a união de culturas que constrói nossa história. Como adornos, os trajes possuem lenços no pescoço, em forma de colar, fazendo referência à bandeira do Rio Grande do Sul, em amarelo, vermelho e verde.

Trazendo detalhes irreverentes à peça, o traje tem uma sobressaia inspirada na vestimenta típica indígena, em forma de ‘chiripá saia’, com detalhes e franjas, que também representam a essência do índio e a nossa herança cultural.


Ainda, os bordados e arabescos destacam o chimarrão, através de um aspecto elegante e sofisticado em pedrarias, com marcas exclusivas da 16ª edição da Festa com o sabor do Rio Grande, que será realizada no Parque Municipal do Chimarrão, de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio de 2022. ______________________________


NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?

ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br/noticias

CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_____________________________