top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Torres: Revitalização da Orla Gastronômica do Rio Mampituba inicia dia 10 de janeiro

IMAGEM ILUSTRATIVA

Começa no dia 10 de janeiro, terça-feira, as obras de revitalização da Orla Gastronômica do Rio Mampituba.


A intervenção engloba uma área de 18.792,00 m², iniciando no final da Avenida Beira Mar e finalizando na Avenida Cristóvão Colombo.


Conforme o prefeito Carlos Souza, a iniciativa é de grande importância para a cidade, um marco para os torrenses.


A orientação é de que as obras iniciam sem comprometer o movimento da temporada.


As obras terão várias etapas e deve iniciar pela contenção do rio Mampituba, que não afetará a circulação de pedestres e o fluxo de veículos.


A previsão é de que as intervenções durem cerca de nove meses.


Tem como objetivos a priorização do pedestre, a mobilidade urbana, a contenção das margens do Rio Mampituba, a infraestrutura urbana, projeto paisagístico e a revitalização da Praça Amigos da Praia de Torres.


A contenção das margens do Rio Mampituba será executada por meio de colocação de pedras de enrocamento e concreto ao longo das margens que abrangem os trechos da obra.


Além destas melhorias estruturais, as margens irão se tornar local contemplativo, com decks e passeio público com mobiliário urbano.


As áreas de passeio serão ampliadas e espaços de contemplação serão construídos, os mesmos serão nivelados com a rua.


Terão pisos padronizados e rota acessível com sinalização tátil.


Outro incentivo será através da distribuição de novo mobiliário urbano ao longo do trajeto, composto por bancos, lixeiras, espreguiçadeiras e bicicletário.


Além disto, está previsto novo projeto paisagístico pensado para proporcionar conforto ambiental para permanência no local.


A ciclovia da Avenida Beira Mar terá continuidade na orla, tendo seu prolongamento estendido por aproximadamente 470 metros até a Avenida Cristóvão Colombo.


Será em concreto pintado e com sentido de ida e volta, terá iluminação e sinalização vertical e horizontal.


Serão redimensionadas e refeitas a drenagem pluvial através de tubos de PEAD e alguns postes serão suprimidos e outros relocados para melhor se comportar diante do novo desenho urbano.


Estas melhorias englobam as Ruas Barra do Rio, Kalil Sehbe, Saldanha da Gama e Avenida Cristóvão Colombo.


As Ruas Barra do Rio, Kalil Sehbe, Saldanha da Gama receberão nova pavimentação com PAVS e terão seu sentido viário alterado.


Já a Avenida Cristóvão Colombo contará com recapeamento asfáltico.


Visando o conforto ambiental urbano, o projeto paisagístico conta com arborização ao longo dos trechos, estas se darão por Ipês: Rosa e amarelo, e quaresmeiras.


As Ruas Kalil Sehbe e Saldanha da Gama também receberão arborização.


As esquinas serão humanizadas com floreiras e folhagens, por toda a extensão da orla teremos canteiros e floreiras.


Pensando na drenagem urbana, serão feitos jardins de chuva com sistema de escoamento.


As árvores existentes de espécie exótica invasoras serão retiradas.


A revitalização da Praça Amigos da Praia de Torres consiste em novo desenho urbano, se integrando ao passeio público e à ciclovia. Assim como mobiliário urbano, iluminação em LED, playground em madeira plástica e projeto paisagístico.


A grande novidade na praça se dá pela instalação da fonte interativa de piso, a mesma permite a participação ativa do público em contato com a água e quando os jatos são desligados o espaço fica livre para apresentações itinerantes.


____________________________________ NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"? ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO? ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051 ____________________________________


Comments


bottom of page