Pelos Caminhos do RS
Torres: Revitalização da Orla Gastronômica do Rio Mampituba inicia dia 10 de janeiro
IMAGEM ILUSTRATIVA

Começa no dia 10 de janeiro, terça-feira, as obras de revitalização da Orla Gastronômica do Rio Mampituba.
A intervenção engloba uma área de 18.792,00 m², iniciando no final da Avenida Beira Mar e finalizando na Avenida Cristóvão Colombo.
Conforme o prefeito Carlos Souza, a iniciativa é de grande importância para a cidade, um marco para os torrenses.
A orientação é de que as obras iniciam sem comprometer o movimento da temporada.
As obras terão várias etapas e deve iniciar pela contenção do rio Mampituba, que não afetará a circulação de pedestres e o fluxo de veículos.
A previsão é de que as intervenções durem cerca de nove meses.
Tem como objetivos a priorização do pedestre, a mobilidade urbana, a contenção das margens do Rio Mampituba, a infraestrutura urbana, projeto paisagístico e a revitalização da Praça Amigos da Praia de Torres.
A contenção das margens do Rio Mampituba será executada por meio de colocação de pedras de enrocamento e concreto ao longo das margens que abrangem os trechos da obra.
Além destas melhorias estruturais, as margens irão se tornar local contemplativo, com decks e passeio público com mobiliário urbano.
As áreas de passeio serão ampliadas e espaços de contemplação serão construídos, os mesmos serão nivelados com a rua.
Terão pisos padronizados e rota acessível com sinalização tátil.
Outro incentivo será através da distribuição de novo mobiliário urbano ao longo do trajeto, composto por bancos, lixeiras, espreguiçadeiras e bicicletário.
Além disto, está previsto novo projeto paisagístico pensado para proporcionar conforto ambiental para permanência no local.
A ciclovia da Avenida Beira Mar terá continuidade na orla, tendo seu prolongamento estendido por aproximadamente 470 metros até a Avenida Cristóvão Colombo.
Será em concreto pintado e com sentido de ida e volta, terá iluminação e sinalização vertical e horizontal.
Serão redimensionadas e refeitas a drenagem pluvial através de tubos de PEAD e alguns postes serão suprimidos e outros relocados para melhor se comportar diante do novo desenho urbano.
Estas melhorias englobam as Ruas Barra do Rio, Kalil Sehbe, Saldanha da Gama e Avenida Cristóvão Colombo.
As Ruas Barra do Rio, Kalil Sehbe, Saldanha da Gama receberão nova pavimentação com PAVS e terão seu sentido viário alterado.
Já a Avenida Cristóvão Colombo contará com recapeamento asfáltico.
Visando o conforto ambiental urbano, o projeto paisagístico conta com arborização ao longo dos trechos, estas se darão por Ipês: Rosa e amarelo, e quaresmeiras.
As Ruas Kalil Sehbe e Saldanha da Gama também receberão arborização.
As esquinas serão humanizadas com floreiras e folhagens, por toda a extensão da orla teremos canteiros e floreiras.
Pensando na drenagem urbana, serão feitos jardins de chuva com sistema de escoamento.
As árvores existentes de espécie exótica invasoras serão retiradas.
A revitalização da Praça Amigos da Praia de Torres consiste em novo desenho urbano, se integrando ao passeio público e à ciclovia. Assim como mobiliário urbano, iluminação em LED, playground em madeira plástica e projeto paisagístico.
A grande novidade na praça se dá pela instalação da fonte interativa de piso, a mesma permite a participação ativa do público em contato com a água e quando os jatos são desligados o espaço fica livre para apresentações itinerantes.
____________________________________ NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"? ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO? ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051 ____________________________________