top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Santo Ângelo: Canto Missioneiro é lançado com grande público

FOTO: FERNANDO GOMES/ PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO

O 13º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 12º Canto Piá Missioneiro estão com inscrições abertas desde o dia 1º de maio e serão realizados de 11 a 13 de agosto, no Centro Histórico de Santo Ângelo, retomando os festivais após a paralisação em razão da pandemia.


Conforme informações da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, já estão registradas mais de 150 inscrições.


O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados por meio das redes sociais do Canto Missioneiro - https://www.facebook.com/cantomissioneiro - e https://www.instagram.com/cantomissioneirooficial/.


O prazo se encerra em 19 de junho. Maiores informações pelo telefone 55 3312-0184.


O lançamento oficial foi realizado no final da tarde de domingo, 15 de maio, no Centro Histórico, pelo prefeito e presidente de Honra do festival, Jacques Barbosa, deputado federal Pompeo de Mattos, deputado estadual Eduardo Loureiro, secretário de Cultura e Esporte, Marco André Müchen, o presidente desta 13ª edição, Marco Augusto München, e pela produtora cultural, Odila Motta.


A 25ª Gincana Cultural do CTG Tio Bilia, também foi lançada na solenidade, com a presença do casal de patrões Roni e Daniela Junker e pela coordenadora Cultural da entidade, Alana Basso.


Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques destacou a envergadura do Canto Missioneiro na valorização da história da cultura gaúcha.


“Quem passa pelo palco do Canto Missioneiro grava seu nome em um dos maiores festivais da arte popular gaúcha”.


Jacques também citou a trajetória do cantor e compositor Cenair Maicá e que empresta seu nome para o principal troféu do festival.


“Uma homenagem singela de Santo Ângelo à voz consagrada pelos intelectuais como um filósofo do povo e defensor das águas, da terra e do trabalho. Cenair Maicá é inspiração para poetas, compositores e músicos que participam do Canto Missioneiro”, concluiu.


O lançamento contou com a presença dos secretários municipais João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação), Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social e Cidadania; vereadores Rodrigo Flores, e do superintendente da Regional Noroeste do Banrisul, Fouad Fábio Said, além de integrante da comissão organizadora do festival.


O 13º Canto Missioneiro da Música Nativa conta com Financiamento do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Pró-Cultura RS LIC.


A promoção é da Prefeitura de Santo Ângelo, com produção executiva da MK Produções Culturais e Danna Produção e Eventos.


ATRAÇÕES


O final de tarde início de noite de domingo teve várias atrações musicais, com o show de Jorge Guedes e Família que levou grande público ao Centro Histórico de Santo Ângelo.


O show foi gravado pelo Programa de Campo e Alma, da Band/RS, do apresentador Fábio Oliveira, e teve a participação especial da cantora uruguaia, Catherine Vergnes.


Também gravaram para o programa, a Família München e encerrou com o show de Fábio Oliveira e o grupo de Campo e Alma.


Junto ao lançamento, a Zona de Inovação, Criativa e Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN) realizou feira na Praça Pinheiro Machado em parceria com o coletivo A Gente Kombina, no contexto do Programa Inova Santo Ângelo, estimulando a economia solidária.


GINCANA


O CTG Tio Bilia lançou na oportunidade, a 25ª Gincana Cultural e Social, promoção em a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura Esporte, e o Canto Missioneiro é o tema, dentro da iniciativa de aproximar o festival da comunidade.


A Gincana Cultural será realizada até o dia 14 de agosto.


No domingo, dia 22, às 8h30min, será realizada no CTG Tio Bilia a primeira atividade presencial da gincana, com entrega das atividades prévias para as equipes.


De acordo com a coordenadora Cultural, Alana Basso, entre as tarefas da gincana, haverá a arrecadação de roupas e agasalhos que serão posteriormente repassadas às entidades de Santo Ângelo.


________________________________

NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?

NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?


CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

__________________________________

bottom of page