Buscar
  • Pelos Caminhos do RS

Sancionado Projeto de Lei que confere Lagoa Vermelha o título de Capital Nacional do Churrasco

Atualizado: 7 de dez. de 2021


Título prestigia empenho da comunidade lagoense em conservar e dar continuidade à tradição regional. (FOTO: DIVULGAÇÃO)


O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei n° 2.436, de 2019, que confere ao Município de Lagoa Vermelha, no Estado do Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional do Churrasco.


Conforme a proposição legislativa, desde 1983, a Festa Nacional do Churrasco, que se realiza a cada dois anos, é conhecida nacionalmente pelo modo pioneiro do lagoense de se expressar por meio dos assados, o que fez de Lagoa Vermelha a Capital Nacional do Churrasco.


Em 2014, realizou-se uma ação conjunta no Município para promover o curso de extensão universitária “A arte e o segredo no preparo do tradicional churrasco de Lagoa Vermelha. O melhor churrasco do Brasil”, por meio da iniciativa do Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai (IDEAU), campus Passo Fundo, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Alexandre Pato (responsável pela realização da Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira) e da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCDEVON).


Ademais, o Governo do Rio Grande do Sul declarou o município de Lagoa Vermelha como a Capital Gaúcha do Churrasco, em 18 de janeiro de 2019, por meio da Lei n° 15.256/19.


Desse modo, por conta de seu vínculo com a pecuária e sua favorecida posição geográfica, pela tradição e peculiaridade do povo lagoense, e por se tratar de um elemento cultural e fundamental à economia da região, o churrasco simboliza parte da história do município.


Assim, a sanção presidencial visa a conferir o título de Capital Nacional do Churrasco ao município de Lagoa Vermelha, como forma de prestigiar o empenho da população local em conservar e dar continuidade na tradição regional de prover um bom churrasco.


*Texto: Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Publicado em 01/12/2021.


__________________________________________

NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?

ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br/noticias

CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

__________________________________________