Buscar
  • Caminhos do Rio Grande

Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir: acesso asfáltico em pauta durante a Expo São Luiz






Encontro ocorreu no Auditório Central do Parque de Exposições do Sindicato Rural, com a coordenação da Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga


No primeiro dia de programação da Expo São Luiz 2019, na quarta-feira, 02 de outubro, a Secretaria municipal de Turismo e Cultura coordenou a reunião mensal do Departamento de Turismo (Detur) da Associação dos Municípios das Missões (AMM).  O encontro ocorreu no Auditório Central do Parque de Exposições do Sindicato Rural.  


Os participantes foram recepcionados pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e pela secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings. Entre as autoridades da região presentes, o prefeito de Roque Gonzales, João Haas; o representante da Secretaria de Turismo de Roque Gonzales, Fernando Brum; o secretário de Turismo de Porto Xavier, Ovídio Kaiser; as representantes do Setor de Turismo de Santo Antônio das Missões, Graziele Dutra e Tayssa Padoim e a secretária executiva da AMM, Isabel Ribas. 


Na pauta do encontro, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 243/2019, o qual cria o programa de incentivo ao acesso asfáltico do Rio Grande do Sul (PIAA/RS).


 Na ocasião, os assessores do deputado estadual Sérgio Turra – autor do PLC 243/19 – Giovani Colori e André Cunha, apresentaram o projeto.


O programa tem por objetivo possibilitar as empresas contribuintes do ICMS, estabelecidas no Estado, a compensação de valores destinados à qualificação da infraestrutura de pavimentação e acesso asfáltico nas localidades onde possuem unidades de operações.


Para o turismo na região, o projeto poderá proporcionar melhorias em pontos turísticos que não possuem acesso asfáltico, como o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir (São Luiz Gonzaga).


Durante a reunião, a diretora da URI São Luiz Gonzaga, Dinara Bortoli Tomasi, informou sobre o curso de formação para “Guia Turístico”, o qual deverá ser ofertado pela instituição de ensino no próximo ano. O secretário de Turismo de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, realizou a divulgação da 1ª Mostra Mercosul de Dança, a qual ocorrerá no dia 19 de outubro.


A reunião do Detur também contou com a participação da primeira-dama, Maria Lurdes Brondani; do presidente da ACI local, Marcos Batista da Rosa; da presidente da Casa do Poeta, Vania Coimbra; do presidente do Sindilojas, Nelson Faleiro; do presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira; do gerente da Agência do Sicredi – Centro, Alexandre Frohlich; do gerente da APARP e ASAS, Alécio dos Santos; da rainha da 6ª Festa do Arroz Carreteiro, Hêrica Stefanelo e do músico Milton Fagundes.  


A Secretaria de Turismo e Cultura agradece a participação de todos na reunião mensal do Detur. Agradecimentos também a Kipão Padaria, que ofertou um delicioso lanche aos participantes do encontro.


O Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir é um conjunto de ruínas remanescentes da redução jesuítica homônima, que fazia parte dos Sete Povos das Missões. Está localizado no distrito de São Lourenço das Missões, no município gaúcho de São Luiz Gonzaga, a 30 quilômetros da sede, e seu acesso se dá pela BR-285. A redução de São Lourenço Mártir foi fundada em 1690 e foi uma das maiores reduções dos Sete Povos, alcançando o povoamento com quase 7.000 indígenas.

TEXTO E FOTO: LARISSA  DORNELLES | IMPRENSA PREFEITURA DE SÃO LUIZ GONZAGA. 

SOBRE "PELOS CAMINHOS
DO RIO GRANDE" 

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE

Espaço dedicado a Turismo, Saúde, Cultura, Negócios e Serviços.

O site objetiva informar e trazer assuntos relevantes, além de trazer tudo sobre o programa de rádio de mesmo nome, veiculado na Bandeirantes RS (AM 640 e FM 94,9), todos os sábados, das 10h:30min, às 11h:30min.*Temporariamente suspenso.

  • Facebook
  • YouTube

Fone (WhatsApp): 51 9 9855 0051

E-mail: redacao@peloscaminhosdoriogrande.com.br

 

Se inscreva para saber todas as novidades, promoções e notícias relevantes relacionadas a turismo, cultura, negócios e serviços. 

CDRG-Logo-Vertical-SemFundo-Sit_rodape_b

© 2020 Pelos Caminhos do Rio Grande