top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

RS firma parceria com a Fiocruz para ações de saúde humana, animal e ambiental


Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade (FOTO) destacou que RS tem tradição no desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Foto: Marcelo Ermel | Ascom SES.


Para incentivar a pesquisa científica e a inovação tecnológica na área da saúde no Rio Grande do Sul, foi assinado na terça-feira, 11 de agosto,  em cerimônia virtual, um Termo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


A parceria visa ao desenvolvimento de ações intersetoriais, reunindo diversas secretarias, dentro do conceito de uma Rede de Saúde Única, que integra a saúde humana, animal e ambiental.


A secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse que “essa parceria viabiliza a busca de soluções inovadoras aplicadas à saúde para a definição de políticas públicas e práticas de prevenção e controle de enfermidades”.


 Arita também afirmou que “é compromisso deste governo fazer entregas para os cidadãos no sentido da prevenção, promoção e assistência, com respaldo na ciência”.

De acordo com a secretária, a Fiocruz tem papel fundamental neste momento de pandemia.


Arita saudou o início das atividades da nova unidade de apoio e diagnóstico da Covid-19 da fundação que passa também a realizar testes RT-PCR enviados pelo programa Testar RS. “Agradeço a possibilidade de contar com o laboratório da Fiocruz junto ao nosso projeto, ajudando na ampliação da testagem da população gaúcha.”

A secretária também expressou a grande expectativa com o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus por parte da Fiocruz. “Temos esperança no futuro com essa vacina”, acrescentou. Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade destacou que o RS é um Estado que tem tradição no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. “O conceito é de uma só saúde, que seja integrada nas áreas animal, epidemiológica e ambiental”, ressaltou. Segundo ela, as políticas e os serviços devem ser baseados nas soluções científicas e tecnológicas, com o desafio das visões de desenvolvimento social e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram do evento virtual representantes das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia; e da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; além de integrantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapers) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

___________________________________________

FONTE: ASCOM - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE RS.

Apoio divulgação:

___________________________________

Jornalista responsável: Voltencir Fleck

WhatsApp: 51. 9.9855.0051

___________________________________

(51) 2102-0339 | (51) 98107-4201

___________________________________


PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE Todos os direitos reservados.

É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da DINÂMICA - Assessoria e Consultoria Empreendedora .


bottom of page