top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Recuperação do Largo Glênio Peres inicia com a instalação de novos deques do Mercado Público


Prefeito Sebastião Melo acompanhou o começo dos trabalhos de retirada dos deques de madeira do Mercado Público, que serão substituídos por novas estruturas. (FOTOS: ALEX ROCHA, LEONARDO BARDEN E PRISCILLA REIS/DIVULGAÇÃO PMPA | TEXTO: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE PORTO ALEGRE)



O ano de 2022 começou com intensa mobilização no coração do Centro Histórico.


Na manhã da segunda-feira, 03 de janeiro, o prefeito Sebastião Melo acompanhou a retirada dos deques de madeira do Mercado Público, que serão substituídos por novas estruturas.


Os trabalhos de demolição, remoção e limpeza ficaram a cargo das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).


A demolição e a retirada das estruturas devem levar dois dias.


Na quarta-feira, dia 05, as obras de revitalização do local terão início, se estendendo até o final de janeiro.


No início de fevereiro, o novo espaço estará à disposição da comunidade.


"Ano novo, novos desafios. Teremos quiosques bonitos e modernos e, em seguida, o chafariz do Largo Glênio Peres estará revitalizado e operando. Queremos um Centro cada vez mais bonito e bem cuidado, feito para as pessoas", destacou o - prefeito Sebastião Melo.


A modernização é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Porto Alegre e de permissionários do Mercado Público.

O poder público assumiu a retirada dos deques antigos e a posterior reativação do chafariz do largo.


Coube aos mercadeiros o custeio da instalação das novas estruturas (projeto e execução da obra).


O investimento, de cerca de R$ 140 mil, será dividido entre oito estabelecimentos: Padaria do Mercado; Restaurante Castelo; Restaurante Havana; Panamericano Café; Restaurante Metrô; Padaria Copacabana; Restaurante Pires; e Lotérica Sulista.


Para o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos e coordenador do programa Centro+, Cezar Schirmer, iniciar 2022 com a revitalização dos deques possui um caráter simbólico.


“Uma parceria fundamental na revitalização do Mercado Público e no embelezamento do nosso Centro Histórico, que demonstra o engajamento dos permissionários com o nosso projeto”, ressalta.


Desde o início da manhã, uma equipe com 26 servidores trabalhou na operação para remover as estruturas, bastante degradadas.


Os resíduos acumulados embaixo dos deques também foram limpos.


Ao todo, cerca de duas toneladas foram recolhidas pela SMSUrb, que utilizou dois caminhões na operação.


Parte da madeira que ainda está em boas condições será reaproveitada em outros reparos.


Visando garantir segurança sanitária, os permissionários arcaram com a contração de uma empresa especializada em controle de pragas para impedir qualquer possibilidade de infestação.


“Iniciamos o ano cuidando de um dos principais pontos da nossa cidade. Em março de 2021 já tínhamos removido um dos deques e, agora, em um esforço conjunto, retiraremos todos os que faltam e limparemos a área. A SMSUrb é parceria do programa Centro+ para revitalizar e dar mais vida à região”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.



Como ficará o espaço


Os deques foram construídos em 2012.


Sua manutenção ficou a cargo dos mercadeiros, porém, com o passar do tempo, o vandalismo se tornou frequente no local.


Por esse motivo, em 2021, um grupo de permissionários apresentou a proposta de revitalização, que foi aceita pela prefeitura.






Assinado pelos arquitetos Leonardo Barden e Priscilla Reis e executado pela empresa Soares Rilho Construções e Engenharia (clique e acesse mais imagens), o projeto pretende redesenhar a região que liga o Mercado Público ao Largo Glênio Peres a partir de um conceito que dialoga com o que há de mais moderno em ocupação de espaços urbanos.


A ideia é promover a recuperação promovendo acessibilidade e garantindo melhores condições de limpeza e manutenção.


No lugar da madeira, entrará em cena o concreto.


Todos os sete deques terão rampas de acesso e o piso receberá a aplicação de resina antiderrapante, dando a segurança necessária a usuários que possuam dificuldades de locomoção.


Os ombrelones serão consertados, contando com novas lonas e estruturas de metal restauradas.


A principal mudança conceitual, no entanto, estará na integração das áreas de convivência.





O novo leiaute prevê o cercamento por meio de floreiras de concreto armado e cordas, mas acaba com a separação antes existente, o que possibilitará o uso mais democrático dos espaços.


Os trabalhos incluirão, ainda, a instalação de nova infraestrutura de tubulação, de nova fiação elétrica, de calhas entre os módulos dos toldos e de 28 novas luminárias.




Ambulantes irregulares



Também durante a manhã da segunda-feira, dia 03, uma força-tarefa da prefeitura abordou ambulantes irregulares que vendem frutas e verduras no Largo Glênio Peres.


Ao todo, 40 ambulantes foram cadastrados e 12 foram encaminhados ao Sine Municipal.


Todos foram notificados para liberarem o local.


A ação se estenderá até quarta-feira, 05 de dezembro, para que os demais comerciantes sejam orientados sobre as opções de encaminhamento.


O diálogo com os hortifrutigranjeiros que ocuparam o espaço iniciou há mais de dois meses.


O executivo municipal ofereceu alternativas.


Além do encaminhamento ao Sine Municipal, a prefeitura analisa a possibilidade da abertura de vagas em bancas no horto da Praça Parobé, a disponibilização de bancas em feiras livres existentes, a análise de criação de uma nova feira-livre itinerante na cidade, a possibilidade de obtenção de linha de microcrédito e a capacitação em cursos de formação e empreendedorismo, via agências de fomento social parceiras da prefeitura.


____________________________


NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?


CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

____________________________

bottom of page