top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Qual a estratégia: criar ou copiar para desenvolver?

*Por: Abdon Barretto Filho IMAGEM ILUSTRATIVA

Todos nós devemos saber que o modelo Político determina o modelo Econômico.


A Sociedade democraticamente elege seus representantes para que cumpram seus mandatos respeitando a Constituição que determina os direitos e obrigações de todos residentes no País.


O grande propósito é a busca contínua do

desenvolvimento social e econômico, com a

produção e distribuição das riquezas geradas.


Infelizmente, a jovem Democracia brasileira vem acumulando experiências que podem destruir o futuro de uma grande parcela da população.


De uma lado, temos aqueles que produzem e não querem distribuir e do outro lado, aqueles que querem distribuir o quê não produzem.


No meio do grande dilema, estão os Governos que deveriam ter o foco na melhoria contínua da qualidade vida para todos.


As opções ideológicas entre o capitalismo e o socialismo atrapalham e geram mitos para o desenvolvimento.


Após as conquistas de mandatos, qual é a grande estratégia para melhorar a economia de um país continental como o Brasil?


Será que vamos continuar eternamente em “berço esplêndido “exportando riquezas naturais?

Exportar sem agregar valor com o trabalho qualificado?


É óbvio que o agronegócio é um sucesso mundial, principalmente porque existiram pesquisas no passado, boas gestões e investimentos públicos e privado que atendem o grande mercado de alimentos.


Entretanto, observa-se que existem outros setores da economia brasileira que não conseguem avançar, devido a uma série de equívocos nas políticas macro econômicas e a miopia mercadológica associados à incompetência de gestores sem preparos e/ou comprometidos com ideologias nefastas.


Observa-se as eternas discussões sobre como eliminar a pobreza, proteger a população, gerar emprego e renda, entre outras necessidades de um país com riquezas naturais inigualáveis no mundo.


Portanto, além da Política e da “politicagem” qual a grande estratégia para que tenhamos dias melhores para todos?


O mundo está mudando velozmente.


Os desafios aumentam porque o sucesso do passado não garante a vantagem competitiva atual e financiar o novo que sempre vem?


Quais alternativas para melhor produzir e distribuir as riquezas de bens e/ou serviços no século XXI, onde muitos “chips” valem mais que algumas mercadorias exportadas pelo país?


Qual o grande motivo da incompreensão da Economia do Turismo com o gerador mais rápida de emprego, renda, impostos e autoestima?


Como eliminar definitivamente os políticos considerados corruptos, aproveitadores dos recursos do erário público para enriquecerem rapidamente ocupando os cargos e funções?


São muitas perguntas e poucas respostas convincentes.


Mas, sejamos otimistas.


Sempre.


Nós, que somos úteis ás comunidades, que estudamos, trabalhamos, pagamos impostos e votamos, precisamos escolher melhor nossos representantes políticos.


Vamos conhecer um pouco mais da História do Brasil, das experiências mundiais e dos fundamentos da Economia para valorizar o voto.


Será?

Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões.

Podem ser úteis. Pensem nisso.


*Abdon Barretto Filho Economista e Mestre em Comunicação Social contato@abdonbarrettofilho.com.br


_________________________________ NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL? ACESSE: https://www.peloscaminhosdoriogrande.com.br/noticias NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO? ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051 __________________________________

bottom of page