• Caminhos do Rio Grande

Programa Pelos Caminhos do Rio Grande apoia Carta Aberta de Gramado

-Apresentador do Programa, radialista e jornalista Voltencir Fleck (5º da esquerda para a direita), e o economista e professor universitário Abdon Barretto Filho – que contribuiu sobremaneira com a elaboração da Carta, marcaram presença no evento que contou com o apoio de entidades do setor.

A Carta Aberta de Gramado pelo Turismo, elaborada durante a 31ª edição da Feira Internacional do Turismo de Gramado - FESTURIS, foi apresentada na tarde da quarta-feira, 04 de dezembro, para entidades representativas do setor no Parlamento, no Governo e na sociedade civil. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul- ABIH-RS, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social- FGTAS, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, o Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Rio Grande do Sul -Sindimate, o Programa Pelos Caminhos do Rio Grande (*produção independente, apresentado nas manhãs de sábado nas RÁDIOS BANR RS AM 640 E FM 94,9) a Associação de Clubes e Amigos da Terceira Idade-ACATI, bem como o vice-presidente regional da FRENTUR, deputado Carlos Búrigo (MDB),  assinaram o documento em apoio às 10 propostas sugeridas para o fomento do turismo no RS e no Brasil.

Ao relatar as ações já realizadas, o presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho- FRENTUR, deputado Dalciso Oliveira (PSB), destacou a atividade como forma de integrar todos os setores no debate. Disse que o próximo passo é levar a Carta na Comissão de Turismo do Congresso Nacional e no Ministério do Turismo. Defendeu as propostas de implementação de um Fórum Permanente de Parlamentares do Turismo, a realização de uma Feira de Produtos Gaúchos, e a participação de integrantes da Frente na Feira de Coimbra para dar visibilidade ao Estado.

Vice-presidente da FRENTUR, deputado Sebastião Melo (MDB), disse que o tema é desafiador e, em um país onde há tanto desemprego, esta é uma área com grande potencial para geração de emprego e renda. “O Rio Grande do Sul precisa entrar no mapa do Brasil nas propagandas no exterior”. Defendeu, ainda, a proposta de legalização dos jogos que, segundo ele, podem gerar muita riqueza para ser investida na área social. Já o deputado Búrigo falou da importância do fortalecimento do setor para a economia gaúcha. “É fundamental esta nossa unidade em prol da importante tarefa que é fomentar o turismo”. Defendeu a integração turística regional como ferramenta para impulsionar negócios. A proposta de integração do RS em campanhas internacionais do Ministério do Turismo também foi reiterada.

O economista Abdon Barreto Filho, da ABIH-RS, que ajudou a elaborar a Carta, afirmou que o turismo precisa muito do apoio do legislativo por representar 100% da sociedade.

“Não existe um indicador que gere emprego mais rápido que o turismo. Existe uma ignorância pluralista do que é o turismo e isso precisa mudar”.

A atividade ocorreu na Sala Alberto Paqualini, da Assembleia Legislativa.

_____________________________________________________________

Quer saber mais sobre o Programa ‘Pelos Caminhos do Rio Grande’?

Acesse: https://www.peloscaminhosdoriogrande.com.br/

______________________________________________________________

FONTE: IMPRENSA DEPUTADO DALCISO OLIVEIRA.

FOTO: VANDERLEI SCHERER | DIVULGAÇÃO.

SOBRE "PELOS CAMINHOS
DO RIO GRANDE"

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE

Espaço dedicado a Turismo, Saúde, Cultura, Negócios e Serviços.

O site objetiva informar e trazer assuntos relevantes, além de trazer tudo sobre o programa de rádio de mesmo nome, veiculado na Bandeirantes RS (AM 640 e FM 94,9), todos os sábados, das 10h:30min, às 11h:30min.*Temporariamente suspenso.

Fone (WhatsApp): 51 9 9855 0051

E-mail: redacao@peloscaminhosdoriogrande.com.br

Se inscreva para saber todas as novidades, promoções e notícias relevantes relacionadas a turismo, cultura, negócios e serviços.

CDRG-Logo-Vertical-SemFundo-Sit_rodape_b