top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Prefeitura instalará letreiros para expandir uso e consolidar marca de Porto Alegre

FONTE: GZH - 14/02/2023 - 15h13min


A marca de Porto Alegre, chamada "Horizontes" — inspirada nas cores da paisagem composta pelo Guaíba e pelo céu da cidade durante o famoso pôr do sol da Capital —, completará, na sexta-feira, 17 de fevereiro, um ano desde que foi escolhida por votação popular. Para expandir o uso e consolidar a imagem, a prefeitura pretende instalar, nos próximos meses, letreiros com o desenho em pontos turísticos do município.


A iniciativa de criação da marca foi de um grupo de designers porto-alegrenses, e o projeto acabou assumido em 2018 pelo Pacto Alegre, que organizou o desenvolvimento da identidade visual e que atualmente monitora o uso.


A prefeitura da Capital, interessada no resultado do processo, ingressou como apoiadora e agora prepara mecanismos para explorar a imagem dentro e fora da cidade.


— O nosso primeiro objetivo foi criar uma imagem que ajudasse Porto Alegre a se mostrar, a se destacar. Quando uma cidade trabalha bem a sua imagem, sendo que a marca é uma parte de um todo mais amplo, ela tende a melhorar a autoestima da população, atrair visitantes, negócios, e desta forma trazer prosperidade para a comunidade — afirma a designer Daniela Lompa Nunes, head de estratégia do Pacto Alegre.


O secretário municipal de Comunicação Social, Luiz Otávio Prates, é um entusiasta do projeto.


Inspirado em marcas como "Iamsterdam", da capital holandesa, e "I Love NY", de Nova York, Prates destaca que processos de construção dos chamados "place branding" levam anos para se consolidar.


— Eu acho que esse primeiro ano foi de muito aprendizado, a gente amadureceu muito a marca. Hoje temos empresas e instituições da cidade já usando a identidade visual, como o Tecnopuc, o Z Café, e a linha do ônibus de turismo da Capital. Como poder público, a prefeitura também buscou fazer a sua parte, por exemplo, levando a marca de Porto Alegre para o Festuris, o festival internacional do turismo de Gramado — acrescenta o secretário.


Em dezembro do ano passado, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que instituiu a marca como símbolo permanente da cidade, devendo perpassar as marcas de cada gestão municipal.


A redação final do projeto chegou recentemente ao gabinete da prefeitura, que deverá sancioná-lo dentro de no máximo 15 dias.


— Vamos transformar a "Horizontes" em marca permanente da cidade. Isso significa que teremos a marca institucionalizada, inclusive para uso enquanto prefeitura. A partir do momento em que se oficializa por meio de projeto de lei, não há gestão que possa mudar, pois vira lei. Então, o uso dessa marca, a partir da aprovação dessa lei, ficará ainda mais facilitado, dando ainda mais força para a imagem — enfatiza Prates.


Segundo o secretário, uma das principais propostas para 2023 com o objetivo de popularizar a marca de Porto Alegre é a instalação de letreiros com a identidade visual em pontos turísticos.


O projeto deve ser intensificado a partir de março e prevê inicialmente a instalação de "quatro ou cinco" letreiros.


— Temos um compromisso de fazer letreiros com a marca agora em 2023, assim como fizemos durante o aniversário de 250 anos de Porto Alegre, e como há atualmente no Laçador, por exemplo. Ainda não definimos os locais exatos, mas certamente serão em pontos turísticos da cidade, como a Orla, o Parque da Redenção, talvez o Parcão. Nesses locais com alto fluxo de pessoas, a gente sabe que muitos vão tirar fotos junto aos letreiros, e a marca se potencializa a partir dessas imagens — reforça o secretário.


A marca atualmente já está disponível para o uso gratuito de qualquer interessado da cidade em explorá-la.


Basta acessar o site oficial do projeto, fazer um cadastro e baixar as imagens disponíveis, junto com o manual de uso.


O Pacto Alegre monitora a utilização para preservar a marca e evitar que seja eventualmente depreciada.


— Além dos letreiros, outro projeto que temos para estimular o uso da marca é associá-la a todos os aspectos turísticos do município, porque a marca é apenas a imagem de todo um posicionamento estratégico novo que estamos desenvolvendo nessa área. Queremos ampliar o uso da marca nos principais eventos que ocorrem em Porto Alegre, como será agora no South Summit, e também nas lembranças e souvenirs que são vendidos na Capital, para que seja cada vez mais divulgada — acrescenta Luiz Carlos Pinto, secretário de Inovação da prefeitura, que também coordenou o Pacto Alegre.



-> Leia todas as notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:



PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


* NO AR : RÁDIO ON-LINE "PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE"


-> ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br (RÁDIO WEB)


-> BOAS NOTÍCIAS E GRANDES SUCESSOS QUE MARCARAM ÉPOCA, PARA UMA "AUDIÊNCIA ALTAMENTE QUALIFICADA".


____________________________________


NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?



NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_____________________________________

Comentarios


bottom of page