Buscar
  • Pelos Caminhos do RS

Prefeitura de Porto Alegre confirma segundo óbito por coronavírus


Porto Alegre tem 115 casos positivos da doença causada pelo novo coronavírus.



Um homem de 88 anos, diabético e hipertenso, internado no Hospital Moinhos de Vento na segunda-feira, 23 de março, é a segunda vítima da Covid-19 em Porto Alegre. Morador da Capital, o caso foi notificado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo hospital na terça-feira, 24. O óbito ocorreu na quinta-feira, dia 26. Não há registro de viagem ao Exterior, nem confirmação de o paciente ter contato próximo de outro caso confirmado da doença. "Meus sentimentos a essas duas famílias. Nossa solidariedade às demais famílias que estão apoiando parentes internados. Nossa dedicação integral para que menos porto-alegrenses passem por momentos como esse", declara o prefeito Nelson Marchezan Júnior. Porto Alegre tem 115 casos positivos da doença causada pelo novo coronavírus. Dezessete pessoas já são consideradas curadas e todas passaram por isolamento respiratório de 14 dias. São 12 homens (18, 23, 28, 31, 35, 37, 38, 44, 48, 65, 68 e 69 anos) e cinco mulheres (5, 19, 34, 35 e 65 anos). Desde a sexta-feira, dia 20, a Capital tem transmissão comunitária do coronavírus confirmada, o que significa que o vírus já circula na cidade, não permitindo a identificação da origem da contaminação de casos. “Nesse cenário, a orientação do Ministério da Saúde é testar, no SUS, apenas pacientes internados em ambiente hospitalar e profissionais de saúde com quadro clínico compatível com síndromes gripais que atuam no atendimento direto a pacientes”, explica o secretário de Saúde Pablo Stürmer. A partir deste novo critério para testes, todos os pacientes com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) passam a ser considerados com Covid-19. A enfermeira Raquel Rosa, da Vigilância Epidemiológica Municipal, explica que, diariamente, técnicos do setor entram em contato com todos os hospitais para busca ativa de casos compatíveis com SRAG, para qualificação de informações referentes ao cenário epidemiológico da Capital. Os sintomas da síndrome gripal são febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dores musculares em qualquer parte do corpo) ou artralgia (dor nas juntas ósseas), que não tenham outro diagnóstico.


FOTO: ROBSON SILVEIRA | SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PMPA.

TEXTO: PATRÍCIA COELHO | EDIÇÃO: TAÍS DIMER DIHL | *PMPA COMUNICAÇÃO.

(*) PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE.

Última publicação: 27/03/2020 | Hora: 10:00:06.

SOBRE "PELOS CAMINHOS
DO RIO GRANDE" 

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE

Espaço dedicado a Turismo, Saúde, Cultura, Negócios e Serviços.

O site objetiva informar e trazer assuntos relevantes, além de trazer tudo sobre o programa de rádio de mesmo nome, veiculado na Bandeirantes RS (AM 640 e FM 94,9), todos os sábados, das 10h:30min, às 11h:30min.*Temporariamente suspenso.

  • Facebook
  • YouTube

Fone (WhatsApp): 51 9 9855 0051

E-mail: redacao@peloscaminhosdoriogrande.com.br

 

Se inscreva para saber todas as novidades, promoções e notícias relevantes relacionadas a turismo, cultura, negócios e serviços. 

CDRG-Logo-Vertical-SemFundo-Sit_rodape_b

© 2020 Pelos Caminhos do Rio Grande