top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Porto Alegre: Saúde confirma 51 novos casos de Ômicron e alerta para cuidados no final de ano


As amostras são de pessoas residentes em Porto Alegre e foram coletadas de forma aleatória – ou seja, sem qualquer vínculo com casos já confirmados anteriormente – em laboratórios privados da cidade. ( IMAGEM: NO-MAD / GETTY IMAGES | TEXTO: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE PORTO ALEGRE)


A Diretoria de Vigilância em Saúde recebeu a confirmação de 51 novos casos da variante Ômicron do coronavírus, em análises de 62 amostras aleatórias de exames RT-PCR positivos encaminhados para genotipagem nesta semana.


Essas amostras são de pessoas residentes em Porto Alegre e foram coletadas de forma aleatória – ou seja, sem qualquer vínculo com casos já confirmados anteriormente – em laboratórios privados da cidade.


Com esses, sobe para 74 o número de confirmações de casos a partir de análise por genotipagem.


Desses, amostras tecnicamente viáveis passarão por sequenciamento total, ainda sem data para divulgação do resultado.


O diretor da DVS, Fernando Ritter, salienta que a Secretaria Municipal de Saúde, mesmo já tendo declarado a transmissão comunitária da variante Ômicron, encaminhou as amostras de forma aleatória, mantendo a vigilância sobre a circulação do vírus na cidade.


“O resultado desses exames reitera o que a ciência vem afirmando desde a descoberta da nova variante: ela é altamente transmissível e a melhor forma de prevenir a infecção é manter as medidas de precaução: uso correto de máscara, distanciamento social, higiene frequente de mãos, completar o esquema vacinal e, sempre que possível, manter-se afastado de aglomerações”, enfatiza o gestor.


Ritter destaca ainda que diante de qualquer sintoma, a recomendação é manter-se isolado, evitando comparecimento a qualquer aglomeração, especialmente nesta época, de comemoração da virada do ano.


“Precisamos lembrar que as medidas adotadas agora terão reflexo em 15 dias”, resume o diretor.


O atendimento a pacientes sintomáticos e contatos de casos confirmados é feito em mais de 130 unidades de saúde da Capital, que encaminham para testagem se for necessário.


Confira aqui os endereços e horários de atendimento.


Protocolo do viajante - A oferta de testagem para Covid-19 a viajantes procedentes do exterior ou de outros estados brasileiros foi retomada em 1º de dezembro com o objetivo de identificar a circulação de novas variantes do coronavírus da Capital.

No total, 277 pessoas responderam o Formulário do Viajante.


Destes, 135 realizaram a testagem e seis apresentaram resultado positivo, sendo dois para a variante Ômicron e dois para a Delta.


Com a confirmação da transmissão comunitária da variante Ômicron na Capital, a partir de 1º de janeiro, a oferta de testagem será mantida apenas a pacientes sintomáticos e contatos de casos confirmados, conforme recomendado nos protocolos nacional, estadual e municipal.


A orientação é que eles busquem atendimento nas unidades de saúde da Capital.

_____________________________


MAIS NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?


CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

____________________________

bottom of page