top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Porto Alegre recebe esculturas inspiradas em objetivos da ONU


Exposição 17 ODS para um Mundo Melhor fica em cartaz na Usina do Gasômetro, durante o mês de março, e contará com a participação da artista gaúcha Lilian Maus



Depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife, a exposição itinerante 17 ODS para Um Mundo Melhor chega a Porto Alegre no dia 4 de março, sexta-feira – permanecendo à visitação, gratuita, até o dia 8 de abril na Usina do Gasômetro (FOTO), um dos cartões postais da cidade.


A mostra reúne 18 esculturas em formato de globo terrestre, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional para a criação artística.


Cada uma das obras de arte expressa um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais que integram a Agenda 2030 - pacto global firmado por 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.


Em Porto Alegre, a 18ª será ilustrada por Lilian Maus.


A pintora, que é professora do Instituto de Artes da UFRGS e tem parte de seu trabalho voltado à Educação Ambiental, representará em seu globo a ODS número 12 – Consumo e Produção Responsáveis.


A 17 ODS Para Um Mundo Melhor aterrissa na capital dos gaúchos com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura.


O patrocínio é do grupo Colgate-Palmolive com apoio local da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da Secretaria Municipal de Cultura, da Ativa Multicanal e GAM3 Parks.


Com concepção e realização da TopTrends, empresa de marketing cultural que assina grandes eventos como a CowParade no Brasil, que conquistou os porto-alegrenses com suas 82 vaquinhas em 2010, a mostra tem como propósito convidar a população das cidades brasileiras a refletir sobre papel de cada na construção de um planeta sustentável e muito mais inclusivo.


“Trazer esse projeto para Porto Alegre é um orgulho. A região Sul tem uma cultura forte de ações e iniciativas de sustentabilidade, e temos a expectativa de transformar a Orla do Guaíba num palco de conscientização e educação para um tema tão importante”, ressalta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends.


A Agenda 2030 compreende que a cultura possui um papel fundamental para promover as mudanças sociais necessárias para a construção de um futuro melhor para o planeta.


A Colgate-Palmolive, patrocinadora do evento, tem o compromisso global de até 2025 ter 100% de todo o portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.


A arte como agente transformador A Cultura e a Educação possuem um papel fundamental para promover as mudanças necessárias para as próximas gerações, incluindo pautas que vão da erradicação da pobreza a igualdade de gênero; ao trabalho decente e crescimento econômico, sem esquecer da saúde e bem-estar e da energia limpa e acessível.


A curadoria da 17 ODS Para Um Mundo Melhor selecionou artistas de diversas vertentes e estilos, representando toda a pluralidade e diversidade da arte brasileira - Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN assinam as criações.


Os artistas Menelaw Sete e Maria Xilo também participaram da mostra, em Salvador (BA) e Recife (PE), respectivamente.


Em Porto Alegre, Lilian Maus – que recentemente publicou o livro “Mar de Brincar”, com ilustrações em aquarelas voltadas ao público infantil, disseminando a fauna e flora do Rio Grande do Sul e distribuído em escolas públicas – fará uma alusão à Semana de Arte Moderna de 1922, que comemora seu centenário neste ano.


“Farei uma homenagem a quatro mulheres artistas plásticas que participaram na época: Anita Malfatti, Regina Grazi, Tarsila do Amaral e Zina Aita, misturando elementos que remetem ao tema da exposição, chamando atenção para a reutilização de materiais”, destaca Lilian.


Obras: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS


1 – Erradicação da Pobreza | Artista: Coma Cost ODS;


2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável| Artista: Alexandre Truff ODS;


3 – Saúde e Bem-Estar | Artista: Fabiano Al Makul ODS;


4 – Educação de Qualidade | Artista: Pomb ODS;


5 – Igualdade de Gênero | Artista: Priscila Barbosa ODS;


6 – Água Potável e Saneamento | Artista: Giovanna Nucci ODS;


7 – Energia Limpa e Acessível | Artista: Cris Campana ODS;


8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico | Artista: Beatriz de Carvalho ODS;


9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura | Artista: Nando Zenari ODS;


10 – Redução das Desigualdades | Artista: Gabriele Rosa de Novaes ODS;


11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis | Artista: MARAMGONÍ ODS;


12 – Consumo e Produção Responsáveis | Artista: Lilian Maus ODS;


12 – Consumo e Produção Responsáveis | Artista: Mundano ODS;


13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima | Artista: Fernanda Eva ODS;


14 – Vida na Água | Artista: Binho Ribeiro ODS;


15 – Vida Terrestre | Artista: Clara Leff ODS;


16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes | Artistas: Paola Lopes e Glauco Diogenes (GDS) ODS;


17 – Parcerias e Meios de Implementação | Artista: SHN.



*FOTO: USINA DO GASÔMETRO/ALEX ROCHA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE.

_______________________________


NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_________________________________

bottom of page