top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Porto Alegre é apresentada na Feira Brasileira do Varejo


A Prefeitura de Porto Alegre marcou presença na 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de maio , no Centro de Eventos da Fiergs, na Capital gaúcha.


Importante evento para fomentar a economia, a inovação e a gestão, pela primeira vez a FBV teve o apoio institucional da Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).


A FBV teve mais de 60 nomes de referência no mercado entre os palestrantes, em mais de 20 horas de conteúdo por dia, em oito palcos, sendo cinco deles gratuitos.


Com entrada gratuita para visitação, a 10ª FBV ofereceu oportunidades para públicos como estudantes e profissionais de outras áreas em função da multiplicidade de conteúdos e possibilidade de realização de networking.


Secretários municipais palestram na Feira Brasileira do Varejo


FOTO: CESAR LOPES/PMPA

O primeiro dia de Feira Brasileira do Varejo (FBV) teve a presença de secretários municipais para falar do ambiente de negócios e do fomento ao setor criativo em Porto Alegre.


Os titulares das pastas de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares; da Fazenda, Rodrigo Fantinel; e da Inovação, Luiz Carlos Pinto, tiveram um bate-papo, na quarta-feira, dia 24, com os visitantes da feira.


Um dos pontos destacados pelo trio foi o programa de incentivo tributário, o Criative que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico e estimular a inovação em setores estratégicos de alta tecnologia.


“Se queremos uma cidade melhor, precisamos de pessoas que invistam e permaneçam na cidade. O Criative quer tornar Porto Alegre um polo de inovação. Do ponto de vista tributário, não teria motivos para a empresa sair daqui”, diz o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel.


O programa prevê a redução da alíquota de Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para as empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia, nas atividades relativas ao projeto de inovação.


Para o secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto, ao longo dos anos o serviço público foi burocratizando e criando processos lentos para a atração de empreendedores.


“O que importa para uma cidade ser relevante é a capacidade que ela tem de gerar, manter e atrair talentos criativos inovadores. Não é mais a proximidade de um rio ou uma localização logística. Aqui, criamos mecanismos efetivos através das nossas novas estruturas jurídicas”, explica.


Turismo - Com a estimativa de reunir mais de 10 mil pessoas nos três dias de eventos, a FBV reforça a característica do turismo de negócios da Capital.


“Temos aqui uma feira muito importante no calendário de eventos da cidade. O turismo está em ascensão, e a feira é uma grande oportunidade de atração de visitantes para conhecer a nossa Orla, o Pontal, o Gasômetro. Hoje somos uma cidade mais aberta, com mais zeladoria, com mais vida, com um ambiente de negócios favorável”, ressalta a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares.


A 11ª edição da FBV já tem data marcada para 2024.


Será nos dias 22, 23 e 24 de maio, também na Fiergs.


Parceria - Um estande da prefeitura, localizado próximo à entrada do palco principal, estampou a maior pista de skate da América Latina, localizada no Trecho 3 da Orla do Guaíba, e a Usina do Gasômetro.


Servidores prestam orientações sobre turismo, atrações gastronômicas, rede hoteleira na Capital e, ainda, sobre o programa de Microcrédito aos visitantes da Feira.


Durante a cerimônia de abertura, realizada na noite da quarta, 24 de maio, o presidente do Sindilojas, Arcione Piva, destacou o apoio da prefeitura na 10ª edição do evento.


“Tenho certeza que esse é o primeiro passo de uma grande história de proximidade que estamos construindo. Com certeza, teremos grandes eventos pela frente em Porto Alegre. Agradeço à prefeitura pela oportunidade de estarmos juntos”.



-> Leia as principais notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:



-> PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



_____________________________________

댓글


bottom of page