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  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

PODCAST 22/06/2020 - Principais resultados da pesquisa sobre a demanda turística pós-pandemia

Atualizado: 25 de jun. de 2020



Voltencir Fleck(E), Abdon Barretto Filho, Veri Mallmann e Wolf Garofali (D) são os responsáveis pelo único trabalho realizado até o momento para garantir ao trade turístico informações sobre as intenções de viagens pós-pandemia, disponibilizando dados que poderão ser utilizados pelos profissionais do setor no Rio Grande do Sul na retomada dos negócios de viagens, turismo, entretenimento, gastronomia e lazer.



Aguarde carregar aqui o podcast e acompanhe o comentário na íntegra:



*Abdon Barretto Filho | Economista, Mestre em Comunicação Social.

(FOTO: ARQUIVO PESSOAL).


Com o término da pesquisa sobre a Demanda Turística Pós Pandemia realizada exclusivamente no site www.peloscaminhosdoriogrande.com.br, durante o período de 05 de maio até 16 de junho de 2020, observa-se um interessante quadro das preferências de viagens dos respondentes,para as intenções de viagens nos meses de junho a dezembro deste ano.

Esperava-se que a pandemia tivesse um maior controle ainda em maio.

Entretanto, a situação continua instável e ameaçadora, influenciando negativamente as decisões sobre realizações de viagens ainda no mês de junho. Portanto, a vontade de viajar está sendo adiada e as preferências pelos destinos turísticos, rotas e roteiros citados, devem continuar.

Com os dados coletados pode-se concluir que existe uma demanda reprimida que poderá contribuir na retomada dos negócios de viagens, turismo, entretenimento e lazer, principalmente para os municípios do Rio Grande do Sul. Observa-se que 56% dos respondentes são do sexo feminino.

A cidade de Porto Alegre é o local de residência de 27 % dos respondentes e é o maior mercado emissor de visitantes do Rio Grande do Sul.

Os respondentes dos municípios de Santa Maria, Roque Gonzalez, Canoas, apresentam 2% cada.

A faixa etária destacada dos respondentes é composta de pessoas entre 41 a 50 anos, com empate de 21 % entre as faixas de 51 a 60 anos e 61 a 70 anos.

A formação acadêmica dos respondentes é liderada pelo grupo de pessoas com curso superior representando 38 % e seguido pelo grupo de pessoas com pós-graduação com 33 %.

A vontade de viajar entre junho a dezembro de 2020, é afirmada por 79% dos respondentes.

Quanto aos destaques, a cidade de Gramado, com seus atrativos e passeios lidera a pesquisa com 11% das preferências reveladas, seguido por Cambará do Sul com 4% e com 2% das preferências distribuídas para cada uma das seguintes cidades: Canela, Capão da Canoa, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Pinheiro Machado, Porto Alegre, Santo Ângelo e Santa Maria, totalizando 9 ( nove ) municípios, dos 497 existentes do Rio Grande do Sul.

Os outros 488 Municípios restantes, alguns estão incluídos nas rotas e roteiros citados, por exemplo: a Rota Paleontológica, inclui uma série de municípios da Região Central Gaúcha como a Quarta Colônia Italiana, Santa Maria, São Pedro do Sul e Mata - Cidade da Pedra que foi Madeira.

Missões é a rota preferida pelos respondentes, representando 8% das respostas, seguido pelas visitas aos Cânions, em Cambará do Sul com 4 % e com 2% distribuídos entre as rotas e roteiros de Yucumã, Pampa, Campanha com suas vinícolas e a Rota Paleontológica.

Destaca-se que apenas 21 % dos respondentes citaram rotas e roteiros.

Convém destacar que existem mais de 180 rotas e roteiros disponibilizados no mercado.

Em uma análise preliminar, a Oferta Turística Gaúcha é relevante e necessita, salvo melhor um juízo, ações de Marketing Turístico para atrair e captar fluxos de visitantes que querem conhecer ou rever os atrativos geográficos, históricos, culturais e equipamentos serviços turísticos do Rio Grande do Sul.

Com certeza algumas ações são fundamentais para o desenvolvimento do fenômeno turístico, a saber: posicionamento no mercado; delimitação do produto turístico; qualificação dos bens e/ou serviços; criação de marcas turísticas; comunicação integrada; promoção; publicidade e propaganda turística, entre outras ações, capazes de atraírem atenções dos potenciais viajantes que podem ter interesse no Turismo Receptivo do Rio Grande do Sul.

As 27 Regiões Turísticas, com 371 Municípios Turísticos, podem ocupar importantes papéis na geração de emprego e renda na retomada dos negócios.

Os interessados em mais informações sobre os resultadas da pesquisa inédita sobre a Demanda Turística Pós-Pandemia podem manter contatos com a produção do Programa Pelos Caminhos do Rio Grande, através do WhatsApp 51.9.9855.0051.

Estamos à disposição para trabalharmos juntos no desenvolvimento do Turismo Receptivo do Rio Grande do Sul.

São contribuições acadêmicas e profissionais.

Podem ser úteis.

Pensem nisso.

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Produção:


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(51) 2102-0339 | (51) 98107-4201

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Jornalista responsável: Voltencir Fleck

WhatsApp: 51. 9.9855.0051

 

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