Buscar
  • Pelos Caminhos do RS

PODCAST 03/06/20 – Análise parcial da Pesquisa sobre Demanda turística pós-pandemia

Atualizado: Jun 4


*Abdon Barretto Filho | Economista, Mestre em Comunicação Social

(FOTO: ARQUIVO PESSOAL).


O Programa “Pelos Caminhos do Rio Grande“ disponibilizou um questionário no seu site www.peloscaminhosdoriogrande.com.br/pesquisa com uma série de questões sobre a Demanda Turística Pós Pandemia.


A intenção, em primeira instância, é identificar a preferência revelada do potencial consumidor de viagens turísticas no Rio Grande do Sul, no período de junho a dezembro de 2020.


As questões permitem identificar a origem da residência do respondente, formação acadêmica e se pretende viajar dentro ou fora do Rio Grande do Sul, completando com o número de dias e as previsões de gastos da viagem.


O questionário solicita, também, que seja citado Rota ou Roteiro que pretende conhecer.


Convém salientar que no Marketing Turístico, como toda ação de mercado, é importante conhecer a Demanda e suas tendências, para delimitar a Oferta, fazendo-se adequações e, caso seja necessário, criar estímulos.


São ações determinantes dos sucessos e fracassos das iniciativas do setor.

O Turismo não pode ser ingênuo e romântico acreditando que basta fazer um inventário turístico e criar ofertas turísticas que o visitante aparece.


Está comprovado que o pensar global com ação local são fundamentais.


São indispensáveis estudos e reflexões sobre o poder da Demanda Turística.


Conhecer os perfis dos consumidores identificando-se suas necessidades e/ou antecipando-se aos seus desejos para atendê-los. É uma grande contribuição para o “novo normal “do mercado turístico.


Em primeiro lugar, é necessário vencer o medo sobre a viagem que vai ser realizada.


O visitante deve perceber a garantia de bons serviços.


A segurança em todas as etapas da viagem deve ser percebida desde da informação, promoção e divulgação do Destino Turístico, passando pela qualidade nos meios de transporte que serão realizados; as visitas com ou sem Guias de Turismo; alimentação e hospedagem e as compras no mercado local.


É indispensável a hospitalidade do núcleo receptor. Convém salientar que existem cidades que não querem receber visitantes devido ao medo do Covid -19.


Portanto, as respostas permitem uma série de análises das preferências dos participantes da pesquisa, indicando ações para os Municípios na retomada do Turismo Receptivo.


Com o acompanhamento diário das respostas (até 24/05/2020), observa-se que os seguintes destaques na pergunta: Pretende viajar durante o período de junho a dezembro de 2020? Nas respostas destacam-se: Gramado, Cambará do Sul, Garibaldi, Ametista do Sul e Santa Maria (Empatadas), Torres, entre outras. Porto Alegre, por ser o maior mercado emissor para o interior do Rio Grande do Sul, também concentra a maior parte dos respondentes. Entretanto, a Capital dos Gaúchos foi pouco lembrada pelos respondentes dos outros Municípios do Rio Grande do Sul.


Convém salientar que, conforme o Programa de Regionalização do Turismo do Brasil, o Rio Grande do Sul, registra 27 Regiões Turísticas com 371 Municípios Turísticos, dos 497 Municípios existentes.


Na pesquisa, foram identificadas poucos Municípios, comprovando, salvo melhor juízo, que os Municípios turísticos não estão conseguindo estimular a Demanda para visitarem seus atrativos geográficos, históricos, culturais e seus equipamentos e/o serviços turísticos.


Quanto à pergunta sobre Rotas ou Roteiros que pretende conhecer? Observa-se a seguinte sequência: Cânions e Missões (Empates nas respostas); Pampa; Rota Paleontológica; Serra Gaúcha; Costa Doce, Yucumã, Vinícolas de Campanha da Campanha Gaúcha (Empates); Livramento e Rivera (empates), entre outros integrantes da Oferta de 180 Rotas e Roteiros disponibilizados em todo o Rio Grande do Sul.


Os estudos devem continuar e os setores integrantes do Turismo Receptivo, seus segmentos e, principalmente, os profissionais envolvidos podem fazer suas análises e reflexões.


Nós continuamos trabalhando para a valorização do Turismo Receptivo e estamos à disposição, principalmente na Comunicação Integrada e Gestão do Marketing da Cidade, que possam atender e/ou criar Demanda Turística.


São reflexões.

Podem ser úteis.

Pensem nisso.

Aguarde carregar aqui o podcast e acompanhe o comentário na íntegra:

Iniciativa:

Aproxime sua empresa, seu projeto do seu público alvo.

Sound Records a mais de 25 anos produzindo áudio profissional com prêmios nacionais e internacionais.

Conheça nosso trabalho:

https://www.soundrecords.com.br

podcast | jingle | spot | trilha sonora

audio book | sound business | URAs

Sound Records ®

"Criamos, produzimos.

Nos envolvemos.

Geramos resultados."

(51) 2102-0339 | (51) 98107-4201

___________________________________

Jornalista responsável: Voltencir Fleck

WhatsApp: 51. 9.9855.0051

PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE Todos os direitos reservados.

É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da DINÂMICA - Assessoria e Consultoria Empreendedora . WhatsApp: 51. 9.9855.0051 .


SOBRE "PELOS CAMINHOS
DO RIO GRANDE" 

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE

Espaço dedicado a Turismo, Saúde, Cultura, Negócios e Serviços.

O site objetiva informar e trazer assuntos relevantes, além de trazer tudo sobre o programa de rádio de mesmo nome, veiculado na Bandeirantes RS (AM 640 e FM 94,9), todos os sábados, das 10h:30min, às 11h:30min.*Temporariamente suspenso.

  • Facebook
  • YouTube

Fone (WhatsApp): 51 9 9855 0051

E-mail: redacao@peloscaminhosdoriogrande.com.br

 

Se inscreva para saber todas as novidades, promoções e notícias relevantes relacionadas a turismo, cultura, negócios e serviços. 

CDRG-Logo-Vertical-SemFundo-Sit_rodape_b

© 2020 Pelos Caminhos do Rio Grande