top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Parque Gaúcho: verdadeiro templo da cultura e da tradição do povo do Rio Grande completa oito anos

Atualizado: 21 de nov. de 2019


O PARQUE GAÚCHO de Gramado, Serra Gaúcha, completa – no 15 de novembro, 8 anos de um grande trabalho, representando a cultura do nosso Rio Grande do Sul.


Conheci o local onde este espaço temático foi construído quando não havia absolutamente nada, nem a ideia do que poderia ser feito ali, nenhuma prospecção, digamos assim, de futuro.


De repente, um paranaense,  natural de Chopinzinho – distante aproximadamente 660 Km de Gramado, acreditou que era possível e fez com que um grande sonho, a sua façanha, digamos assim, fosse observada ao longo dos  últimos anos e, certamente, durante muitos anos mais,  como “modelo para toda a terra”.


Sim, o amigo e empreendedor Marcos Gomes transformou este lugar no ÚNICO PARQUE TEMÁTICO DO MUNDO que resgata a formação e a evolução do gaúcho, seus usos e costumes.


Acompanho a evolução das ações desenvolvidas neste TEMPLO SAGRADO  DA CULTURA GAÚCHA desde a sua inauguração  e, por onde quer que eu ande, sempre que tenho a oportunidade de falar sobre algo que orgulha a nossa gente, da “Terra do Chê”,  cito o PARQUE GAÚCHO como o maior exemplo de dedicação pela história da comunidade rio-grandense.


Em 2013, quando apresentei o Programa de TV  ‘TURISMO SEM FRONTEIRAS’ no Canal 20 da NET, em Porto Alegre, tive o privilégio de conversar com o Dr. Marcos Gomes sobre o PARQUE GAÚCHO.


Veja o vídeo:

-De lá para cá muita coisa mudou, para melhor, sem dúvida alguma.


O que não mudou, em momento algum - desde que conheci o projeto inicial, foi a minha opinião que “NO RIO GRANDE DO SUL DIFICILMENTE HAVERÁ UM EMPREENDIMENTO IGUAL EM SE TRATANDO DE CUIDADO COM A HISTÓRIA, TRADIÇÃO E A CULTURA.  ESTE É UM LOCAL QUE TODOS NÓS, NASCIDOS AQUI OU NÃO, DEVEMOS NOS ORGULHAR, EM TODOS OS MOMENTOS”.


Parabéns ao Dr. Marcos Gomes e a toda equipe do PARQUE GAÚCHO (www.parquegaucho.com.br).


''Saúde e Sucesso''.

Voltencir FLECK

Apresentador do Programa PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE



* O Programa Pelos Caminhos do Rio Grande é uma produção independente, apresentada nas manhãs de sábado – das 10h30min às 11h30min, nas rádios *BAND RS AM 640 e FM 94,9. 

bottom of page