Buscar
  • Pelos Caminhos do RS

Ospa completa 70 anos de história, cultura e música


A Ospa mantém as atividades ininterruptas há sete décadas.


No dia 23 de março de 1950, a Ospa realizou o seu primeiro concerto no palco do Theatro São Pedro. Sob a regência de seu fundador e primeiro maestro e diretor artístico, Pablo Komlós, os músicos interpretaram obras de Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn-Bartholdy, Paulo Luís Vianna Guedes, Hector Berlioz e Ludwig van Beethoven.


Desde a estreia, a Ospa nunca parou, completando na segunda-feira, 23 de março, 70 anos de atividades.


Pablo Komlós deixou a sinfônica em 1978, ano em que faleceu. Após a morte do maestro, a Ospa teve como regentes titulares David Machado, Eleazar de Carvalho, Flávio Chamis, Tulio Belardi, Arlindo Teixeira, Cláudio Ribeiro, Ion Bressan, Isaac Karabtchevsky e Tiago Flores. Em 2015, Evandro Matté assumiu a regência e a direção artística da orquestra. Foi nesse período que a Ospa conquistou pela primeira vez a sede própria, concretizando um sonho antigo da sinfônica.


A orquestra também realiza projetos educativos, por meio da Escola de Música da Ospa, e tem um coro sinfônico regido pelo maestro Manfredo Schmiedt. Em 70 anos de história, passou por muitos desafios e mudanças. A pandemia do novo coronavírus trouxe mais um deles. Com os concertos suspensos, a Ospa busca mais uma vez se reinventar e se adequar aos cenários adversos para seguir entregando música de qualidade.


VÍDEOS

A temporada 2019 da Ospa foi gravada e agora está disponibilizada.

Os vídeos podem ser acessadas pelo link bit.ly/ospa_ytb2019.


FOTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO OSPA.

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO OSPA.

SOBRE "PELOS CAMINHOS
DO RIO GRANDE" 

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE

Espaço dedicado a Turismo, Saúde, Cultura, Negócios e Serviços.

O site objetiva informar e trazer assuntos relevantes, além de trazer tudo sobre o programa de rádio de mesmo nome, veiculado na Bandeirantes RS (AM 640 e FM 94,9), todos os sábados, das 10h:30min, às 11h:30min.*Temporariamente suspenso.

  • Facebook
  • YouTube

Fone (WhatsApp): 51 9 9855 0051

E-mail: redacao@peloscaminhosdoriogrande.com.br

 

Se inscreva para saber todas as novidades, promoções e notícias relevantes relacionadas a turismo, cultura, negócios e serviços. 

CDRG-Logo-Vertical-SemFundo-Sit_rodape_b

© 2020 Pelos Caminhos do Rio Grande