Pelos Caminhos do RS
O mundo mudou, o mercado mudou, o cliente mudou. E a tua empresa?

*Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social contato@abdonbarrettofilho.com.br
Novos e constantes desafios para os Conselheiros e Diretores de empresas e entidades.
Com a Pandemia, os desafios aumentaram, principalmente com as influências diretas das variáveis incontroláveis nas operações das organizações econômicas com ou sem fins lucrativos: nada será como antes.
A segurança e a tecnologia aplicada podem determinar o sucesso ou o fracasso de estratégias, táticas e operações que são utilizadas.
A solidão de cada decisão do Gestor precisa ser aperfeiçoada e compartilhada com seus sócios, mantenedores, colaboradores, fornecedores, comunidade.
Além disso, com apoios dos profissionais comprometidos e éticos capazes de contribuírem nas buscas de melhores resultados.
É necessário humildade e compreensão da mudança de cenário econômico.
Além disso, empatia e resiliência.
Ou muda ou morre.
É proibido a miopia mercadológica.
A palavra-chave é “adaptação”.
Convém destacar os pensamentos de alguns autores que ajudam a compreender o mundo dos negócios.
Para Peter Drucker (1909-2015), considerado o inventor da administração moderna e um dos maiores especialistas em gestão de negócios, criou várias teorias como a gestão por objetivos; cliente sempre em primeiro lugar e qual o papel do líder no enfrentamento dos desafios organizacionais.
Ele destaca que: “O Marketing e a Inovação são as duas funções principais dos negócios".
Você tem que criar um cliente, ou seja, vender.
E tem que criar novas dimensões de conquistas, ou seja, inovar. Todo o resto é cálculo de custos “, completa o pensamento.
Segundo Al Ries (1914), famoso autor das “22 Consagradas Leis do Marketing “e que cunhou o termo “Posicionamento “, que define formas de criar e fixar a marca de um produto na mente dos consumidores.
Para ele: “A estratégia, o sentido da oportunidade e do momento exato são os altos cumes do Marketing. O resto são apenas colinas”.
Para muitas empresas e entidades, a inovação constante, atende e antecipa o atendimento do seu público alvo. Identificar, captar, manter relacionamentos “ganha-ganha” são os caminhos que devem trilhados.
O pensar global, com ação local adaptada ao seu cliente pode determinar o sucesso ou o fracasso.
Será?
O mundo mudou, o mercado mudou, o cliente mudou.
A cautela, a incerteza, a esperança, análise do cenário e adaptação pode ajudar na manutenção dos negócios são as bases da Gestão. Será? Respeitam-se todas as posições contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
*Especializado em Economia e Marketing aplicado ao Turismo e à Hospitalidade, professor, consultor, escritor, palestrante Textos e podcasts em www.peloscaminhosdoriogrande.com.br e www.abdonbarrettofilho.com.br