top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

O impacto do 5G no fenômeno turístico

*Por: Abdon Barretto Filho

IMAGEM ILUSTRATIVA

A Tecnologia é uma das variáveis incontroláveis que pode gerar uma série de ameaças e oportunidades.


Entendê-la e fazer adequações são fundamentais para desenvolver atividades pessoais e profissionais.


O novo sempre vem. Convém salientar, que o

ciclo de vida de qualquer bem e/ou serviço pode

ser interrompido, adaptado, ampliado ou chegar ao fim.


Além disso, pode-se criar um novo produto (bem e/ou serviço) com novo ciclo de vida.


É a realidade do mercado cada vez mais exigente e ávido de novidades, eliminando as funções das pessoas físicas e/ou jurídicas que não entendem ou não que querem entender os avanços tecnológicos e os novos conhecimentos disponibilizados.


É a vida como ela é.


Com a chegada do 5G, quinta geração da internet móvel, capaz de mudar as comunicações como um todo, pela intensidade das conexões e pela capacidade de difusão, o fenômeno turístico deve estar atento às novas possibilidades.


Existem infinitas aplicações no Marketing das Cidades (City Marketing), nas empresas, entidades e eventos dos setores de hospitalidade, hotelaria, rotas, roteiros e relacionamentos, antes, durante e pós vendas.


É óbvio que é indispensável o conhecimento para utilizar a tecnologia aplicada para não perder tempo e dinheiro, sem esquecer que postagens e fotos nas redes sociais entre outras ações inadequadas, podem destruir imagens, posicionamentos e reputações de pessoas físicas e jurídicas.


São desafiantes para os profissionais e consumidores de transportes, hotéis, passeios, restaurantes, museus, entre outros serviços diretos ou indiretos do sistema produtivo do turismo e da hospitalidade.


É o momento de adaptar-se ao 5G e aplicá-lo da melhor maneira possível nas cidades com sinais disponíveis. Infelizmente, algumas cidades ainda não possuem bons sinais de internet.


Mesmo assim, a disponibilidade da internet para a comunidade e os visitantes deve ser avaliada, já que não existem recursos disponíveis para todos investimentos na estruturação da oferta turística.


Por exemplo: é melhor ter um Pórtico na entrada da cidade ou um bom sinal de internet?


Estruturar a oferta, qualificar, promover e distribuir são desafios para os planejadores e gestores atentos às inovações tecnológicas.


Como melhorar o posicionamento da cidade, da empresa ou da entidade, se não há compreensão que estamos em contínuas mudanças impostas pelas variáveis incontroláveis, como a tecnologia?


É aconselhável adaptar-se e incorporar as mudanças, respeitando as conquistas, a ética, os valores, os bons costumes e os relacionamentos com os clientes, colaboradores, proprietários, fornecedores e comunidades.


São bases indispensáveis nas formatações de estratégias, táticas e operações para manter-se no mercado. O propósito e os objetivos são alcançados com profissionais e profissionalismo, sem neófitos curiosos bem intencionados com miopias: mercadológica e tecnológica.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


*Abdon Barretto Filho


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:



_____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

______________________________________



bottom of page