top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

O diferencial da Cultura para atrair visitantes


*Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social |contato@abdonbarrettofilho.com.br.
*Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social |contato@abdonbarrettofilho.com.br.

A Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização.


Logo, salvo melhor juízo, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: artes plásticas, música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, entre outras.


Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a sua capacidade de produzir Cultura.

A cultura brasileira foi formada ao longo dos séculos, desde do início da colonização, no começo do século XVI, pela mistura da cultura portuguesa com a cultura indígena e a africana.


Nos séculos XIX e XX, nosso país recebeu as influências culturais dos imigrantes espanhóis, italianos, alemães, árabes, judeus, japoneses, chineses, entre outros interessados sempre buscando vidas melhores nas terras brasileiras.


A geografia humana associa-se à geografia física, com natureza exuberante, formando aspectos capazes de atraírem visitantes do resto do mundo.


Atualmente, quando existe uma busca de novos destinos turísticos, o Brasil tem a grande oportunidade de desenvolver o turismo interno e externo.


Convém salientar que o turismo é um fenômeno social, cultural, ambiental e econômico.


Quando bem planejado, estruturado e com gestão profissional e competente, é gerador de emprego, renda, impostos e autoestima do núcleo receptor.


O Turismo Sustentável privilegia a cultura local, preserva o meio ambiente, incentiva e valoriza as criações dos habitantes dos destinos turísticos, destacando e promovendo suas manifestações artísticas e culturais, como lendas, folclore, tradições, gastronomia, entre outras. Com o desenvolvimento do fenômeno turístico, os segmentos são importantes para atrair visitantes. Alguns destinos turísticos podem atrair ou não determinados visitantes, de acordo com suas necessidades ou conforme as estratégias, táticas e operações dos gestores públicos e privados. Os interesses podem ser diferentes para alcançar o desenvolvimento cultural, social, ambiental e econômico decididos pelas comunidades.


Em determinados destinos turísticos, o foco pode estar na promoção de uma série de aspectos nem sempre comuns aos outros.


Logo, para atrair visitantes, é indispensável combinar os atrativos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços de acordo com a comunidade e as parcerias públicas e privadas para estruturar a oferta; qualificar os bens e/ou serviços; promoção do destino; das empresas; das entidades e acompanhamentos das operações.


Entretanto, a Cultura local é o grande diferencial capaz de atrair visitantes – turistas de lazer, participantes de eventos e investidores.


Será?

Respeitam-se todas as opiniões contrárias.

São reflexões.

Podem ser úteis.

Pensem nisso.

 

bottom of page