top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Marca Brasil com “S” retomada em 2023

*POR: ABDON BARRETTO FILHO IMAGEM: EMBRATUR/REPRODUÇÃO


A Marca Brasil com “S” foi criada em 2005 tendo como base uma série de pesquisas e planejamento para contribuir na promoção do Brasil como Destino Turístico no mundo.


A identidade visual vem sendo utilizada nos eventos nacionais e internacionais e no material promocional das organizações públicas e privadas interessadas na promoção e valorização da presença do Brasil no cenário internacional.


Existem registros de utilizações em companhias aéreas, agências de viagens e turismo, hotéis, rotas e roteiros, entre outros.


Não é marca de um Governo, é de todos os brasileiros, principalmente para as pessoas físicas e jurídicas integrantes do fenômeno turístico brasileiro.


Convém destacar que em 2020, a Embratur, antigo Instituto Brasileiro de Turismo foi transformada na atual Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, para atender ao Direito privado e ter mais flexibilidade e fluidez em suas ações promocionais no mercado internacional.


Em 2023, a Embratur apresenta a parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil em nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental.


Observa-se que no mercado mundial do Turismo e da Hospitalidade, todas as pesquisas apresentam os destaques das importâncias da Marca, Segurança, Comodidade e Preço nas relações comerciais e mercadológicas.


O visitante internacional decide sua viagem analisando os aspectos destacados e uma marca forte contribui no processo decisório do competitivo mercado do turismo e da hospitalidade mundial.


Na realidade, a marca Brasil retorna como uma Nation Brand que representa o país no comércio de bens , serviços e turismo.


Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a APEX Brasil.


É uma grande e marcante iniciativa que pode trazer benefícios para o desenvolvimento do Turismo Receptivo em todo o Brasil.


Espera-se novas ações e ampliações de voos e parcerias com as companhias aéreas internacionais e as ofertas de voos domésticos para os mais diversos destinos turísticos brasileiros.


De uma maneira geral, o Brasil precisa dos indispensáveis apoios das companhias aéreas internacionais para realizações de ações promocionais conjuntas nos mercados emissores.


Lembrei das parcerias com a Varig (Década de 1980) que apoiava os espetáculos culturais para apresentações em vários países do mundo, incluindo a dança, a música, a gastronomia e ajudava nas captações de eventos para nosso país.


Na época, era a única companhia aérea com bandeira nacional.


Atualmente, o ambiente é diferente e, salvo melhor juízo, as ações de parcerias não são divulgadas.


Imagino que se toda companhia aérea internacional com voos para o Brasil, desenvolvesse ações culturais fortalecendo o Destino e a Marca Brasil nos seus países sedes, os fluxos de visitantes seriam ampliados.


Será? Respeitam- se todas a opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


_________________________________


*Abdon Barretto Filho (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:





_________________________________



-> Leia todas as notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:



-> PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


* NO AR : RÁDIO ON-LINE "PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE"


-> ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br (RÁDIO WEB)


-> “APRECIE SEM MODERAÇÃO” AS BOAS NOTÍCIAS E OS GRANDES SUCESSOS QUE MARCARAM ÉPOCA, UM TRABALHO FEITO ESPECIALMENTE PARA VOCÊ QUE NOS GARANTE UMA "AUDIÊNCIA ALTAMENTE QUALIFICADA".


____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_____________________________________

Comments


bottom of page