top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Livro "Noivas de Preto" do escritor Jairo Scholl Costa será lançado em abril em São Lourenço do Sul



O advogado e escritor Jairo Scholl Costa participou, juntamente com a Pragmatha Editora, de uma live de pré-lançamento na quinta-feira, 10 de março, do livro “Noivas de Preto” uma saga contra a força da tradição e da lei dos senhores.


A live contou com a participação de várias pessoas de diversas regiões, onde o escritor abordou o principal tema de sua obra literária que retrata uma das mais intrigantes histórias orais trazidas pelos imigrantes pomeranos, o qual se relaciona ao costume do casamento da noiva com vestido preto, cujos últimos casamentos se realizaram na região de São Lourenço do Sul, no Sul do Brasil, em finais dos anos 1940.


A tradição oral pomerana contava que era um costume antigo vindo do tempo em que os pomeranos viviam como servos de senhores feudais e se aplicava a eles o direito da primeira noite ou jus primae noctis.


O lançamento presencial acontecerá no dia 08 de abril, no Restaurante Nona Bray, em São Lourenço do Sul, tendo início às 17h com a sessão de autógrafos e às 20h jantar por adesão.


A obra literária conta com o apoio cultural de Coopar/Pomerano Alimentos, Wolgast Bier, Caminho Pomerano e Ruralidades Sul.


Sobre o autor:


Jairo Scholl Costa (FOTO) é advogado, historiador, escritor, mestre em navegação.


Escreveu a história de São Lourenço do Sul no livro do Centenário de São Lourenço do Sul 1884-1984.


Em 1999 escreveu o livro Navegadores da Lagoa dos Patos: A Saga Náutica de São Lourenço do Sul, que trouxe a tona a história, barcos, comércio, tradições, hidrografia, técnicas de navegação, capitães e marinheiros, pesca e outros aspectos que remontam a própria história da navegação na Lagoa dos Patos desde a estabilização das fronteiras no Sul do Brasil.


O livro teve oito reimpressões, exemplares se encontram nas bibliotecas de vários estados do Brasil, assim como no exterior, Estados Unidos da América, Portugal, Grécia, Alemanha, Dinamarca, entre outros.


No ano de 2007, publicou o romance histórico O Pescador de Arenques, que mostra com um fundo histórico e geográfico a história de três gerações de uma família de pomeranos, desde a velha Pomerânia até o Brasil e Estados Unidos, abrindo ao público um vasto conhecimento até então inédito sobre a história deste povo e os motivos que os fizeram se dispersarem pelo mundo, e chegando a São Lourenço do Sul, cujo forte trabalho influenciou decisivamente a formação da Metade Sul do Rio Grande do Sul.



*FOTOS: DIVULGAÇÃO.

_________________________________


NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?



NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

________________________________

bottom of page