top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Igreja Santo Antônio de Bento Gonçalves celebra 87 anos de elevação a Santuário Diocesano


Decreto assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker, data de dezembro de 1934. Missa, em 31 de dezembro, irá marcar a data da matriz da antiga Dona Isabel. (FOTOS: DIVULGAÇÃO | TEXTO: COMUNICAÇÃO PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE BENTO GONÇALVES)



A igreja matriz da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, celebra neste ano de 2021, os 87 anos de sua elevação à categoria de Santuário Diocesano.


O decreto foi assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker, em 27 de dezembro de 1934 e passou a valer no dia 31 do mesmo mês, na comemoração solene do cinquentenário de criação da Paróquia.

Os documentos datam a construção da igreja entre os anos de 1890 e 1894.


Ao longo das décadas, o templo passou por inúmeras reformas e, em 2007 iniciou o restauro interno e externo. Entre as obras realizadas esteve a substituição do telhado, bem como a reconstituição das pinturas artísticas internas que relatam os milagres atribuídos à intercessão de Santo Antônio.


Em 30 de janeiro de 2007, o local foi tombado como Patrimônio Histórico de Bento Gonçalves. As obras foram concluídas em 2014.


Neste ano de 2021, o templo passou pelo processo de lavagem e pintura externa.

Para recordar a data, está marcada a celebração de Missa solene na sexta-feira, dia 31 de dezembro de 2021, às 18h, no Santuário Santo Antônio, em ação de graças pela data e pelo ano que finda.





O Santuário Santo Antônio (FOTO) está no coração da cidade de Bento Gonçalves e, diariamente, são celebradas missas às 18h, sendo que nas quartas e sextas-feiras, além da celebração tradicional, também há missa ao meio-dia e aos domingos às 07h, 08h30min, 10h e 18h.


Mensalmente, nos dias 13, dia votivo de Santo Antônio, a Eucaristia é celebrada às 08h, 12h, 14h, 16h e 18h.

Diariamente, de terça a sexta-feira, há um sacerdote à disposição da comunidade para aconselhamentos, bênçãos e confissões, na sala de atendimento, na torre da igreja e na Secretaria Paroquial.

Paróquia Santo Antônio

A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves é uma das 73 paróquias que compõem a diocese de Caxias do Sul.


Foi criada em 06 de agosto de 1884, na antiga freguesia de Dona Isabel, hoje cidade de Bento Gonçalves.


Possui 26 Comunidades entre igrejas e núcleos de atendimento e conta com 64 frentes de trabalho de atuação social, religiosa e pastoral.


_____________________________


MAIS NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?


CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

____________________________

bottom of page