Buscar
  • Pelos Caminhos do RS

Hospital das Clínicas de Porto Alegre amplia leitos de terapia intensiva


Com recursos repassados pelo MEC, hospital passa a contar com 105 leitos. Hospital é referência no atendimento a casos graves causados pelo Covid-19.



Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) passará a contar com 105 leitos em um novo Centro de Terapia Intensiva (CTI).


A atual unidade tem 53 leitos. O hospital, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é referência no atendimento a casos graves causados pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O HCPA contou com recursos do Ministério da Educação para ampliar a capacidade de atendimento. No início de março, o MEC liberou, emergencialmente, R$ 57 milhões para que o hospital comprasse os equipamentos e pagasse as despesas de custeio para colocar a unidade em funcionamento. Até a sexta-feira, 03 de março, 10 novos leitos de terapia intensiva, dedicados exclusivamente a pacientes portadores de Covid-19, devem ser instalados.

Além disso, o MEC analisa o pedido de 775 vagas para profissionais assistenciais e de apoio para atuarem na unidade. Para a diretora-presidente do HCPA, Nadine Clausell, o investimento realizado pelo ministério é um reconhecimento do protagonismo dos hospitais universitários no sistema de saúde brasileiro. “Temos vocação e expertise para a alta complexidade, profissionais muito capacitados e um ambiente acadêmico que favorece a qualidade e a segurança da assistência baseada em evidências científicas", afirma. A construção do prédio do novo CTI teve início em 2014 e foi concluída no ano passado. A nova unidade de terapia intensiva e outro edifício anexo ampliaram a área física do HCPA em quase 70%. As obras foram realizadas com recursos do Ministério da Educação. Cerca de R$ 504 milhões foram investidos nas melhorias.

FOTO: GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL | DIVULGAÇÃO.

TEXTO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Publicado em 31/03/2020 11h33 Atualizado em 31/03/2020 11h36).


SOBRE "PELOS CAMINHOS
DO RIO GRANDE" 

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE

Espaço dedicado a Turismo, Saúde, Cultura, Negócios e Serviços.

O site objetiva informar e trazer assuntos relevantes, além de trazer tudo sobre o programa de rádio de mesmo nome, veiculado na Bandeirantes RS (AM 640 e FM 94,9), todos os sábados, das 10h:30min, às 11h:30min.*Temporariamente suspenso.

  • Facebook
  • YouTube

Fone (WhatsApp): 51 9 9855 0051

E-mail: redacao@peloscaminhosdoriogrande.com.br

 

Se inscreva para saber todas as novidades, promoções e notícias relevantes relacionadas a turismo, cultura, negócios e serviços. 

CDRG-Logo-Vertical-SemFundo-Sit_rodape_b

© 2020 Pelos Caminhos do Rio Grande