Buscar
  • Pelos Caminhos do RS

Eventos promocionais do Turismo mundial



*Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social contato@abdonbarrettofilho.com.br.

Para os profissionais que trabalham com o fenômeno do Turismo, os eventos promocionais são destaques em todo o mundo, principalmente em cidades como Berlim, Madrid, Paris, Lisboa, São Paulo, Gramado, entre outras cidades-sedes de importantes exposições e feiras do setor.


De acordo com os interessados em viagens, as expectativas para conhecerem novos destinos turísticos em feiras e exposições, justificam as grandes filas durante os dias em que são abertas para os públicos locais.


Nos órgãos oficiais de turismo, principais responsáveis pelas promoções dos destinos turísticos, observa-se os investimentos em estandes, decorações, formações de atmosferas, delegações políticas e profissionais, jornalistas, entre outros profissionais interessados na promoção e na divulgação dos seus produtos turísticos.


Convém salientar que na promoção internacional do Turismo, existe um calendário mundial com mais de 40 anos orientando os profissionais sobre locais e datas para promoção do destino turístico, com lançamentos de produtos e as manutenções de relacionamentos.


Selecionamos, com base nas experiências profissionais, algumas das maiores feiras/exposições de Turismo no planeta, principalmente na Europa e no Brasil, a saber:


1º) ITB Berlin (em alemão: Internationale Tourismus- Börse Berlin) é considerada a maior do mundo dedicada à indústria de turismo.


Começou em 1966 como um pequeno evento no âmbito de uma feira de importação e se tornou mundialmente conhecida.


Na sua edição original houve 250 visitantes comercias, que ao longo dos anos cresceram exponencialmente em número para mais de 114 000 e seu espaço de exposição aumentou de 580 metros quadrados para 160 mil metros quadrados, com mostra da oferta turística de quase todos países;


2º) FITUR Madrid, começou em 1981, sendo atualmente a segunda mais importante feira do setor a nível mundial, reunindo 11000 empresas de 165 países.


Mantém um pavilhão exclusivo para os Destinos Turísticos das Américas e desenvolveu uma série de secções: Fitur Cine, Tech, LGBT+,entre outras;


3º) BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, criada em 1989, sendo uma boa opção para compradores e vendedores de Destinos Turísticos, em mercados emissores e receptores, principalmente da língua portuguesa;


4º) Festuris Gramado, com 33 anos em 2021, está consolidado como uma das mais importantes exposições de Turismo do mundo e que nasceu com a missão de conectar marcas, destinos e pessoas, sempre apresentando qualidade na organização e na oferta de bens e/ou serviços turísticos, com diferenciais da hospitalidade e o profissionalismo.

Tive a honra em ser considerado “Amigo do Festuris” em 2018.


Existem outros eventos que podem ser citados como:


- EXPO ABAV com 49 anos de existência;


- CONOTEL - Congresso Nacional da Hotelaria, criado pela ABIH Nacional que completa 85 anos em 2021.


Na realidade, com a pandemia, os eventos estão adaptando-se à nova realidade do presencial e digital, tornando-se híbridos, atingindo muito mais pessoas no planeta e valorizando ainda mais os contatos pessoais presenciais.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.

___________________________________

*Textos e podcasts em:

www.peloscaminhosdoriogrande.com.br

www.abdonbarrettofilho.com.br

www.cidadedegramadoonline.com.br