Buscar
  • Caminhos do Rio Grande

Enoturismo: convênio com portugueses é assinado em Garibaldi




Comitiva de portugueses foi recepcionada no gabinete do prefeito, onde ocorreu a assinatura de um convênio para o projeto de cooperação na área do enoturismo.


Com a meta de aprender e cooperar com o enoturismo da Serra Gaúcha, uma comitiva de portugueses esteve em Garibaldi no decorrer da primeira quinzena da outubro e,  no gabinete do prefeito,  foi assinado um convênio para um projeto de cooperação na área.

A assinatura ocorreu na presença de representantes da Estrada do Sabor e demais rotas e empreendimentos turísticos, e associações empresariais garibaldenses.

O grupo contou com a consultoria de Ivane Fávero, que intermediou o contato entre a entidade desenvolvimento regional portuguesa A2S e Estrada do Sabor, Associação Empresarial de Flores da Cunha, e Aprobelo, de Monte Belo do Sul. “Todo o município pode ser beneficiado com isso, porque quando trazemos conhecimentos e intercambiamos experiências”, analisa Ivane.

Ao recebê-los, o secretário municipal de Turismo, Paulo Salvi, apresentou eventos realizados em Garibaldi de reconhecimento nacional, como Concurso do Espumante Brasileiro, Fenachamp e Vintage. “É um prazer receber esta comitiva de um país que é uma potência no turismo internacional”, afirmou.

O diretor da A2S e presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, Francisco Rico, explicou que a missão da associação é o desenvolvimento do território rural da região norte da capital portuguesa. “Queremos potencializar nosso enoturismo, e nada como aprender com outras regiões”, disse ele. A região de Lisboa conta com cerca de 3 mil produtores e 10 mil hectares de vinhas, e exporta cerca de 80% da produção.

O grupo é responsável pela seleção de projetos de investimentos para o desenvolvimento de áreas rurais, com financiamento da União Europeia. Eles apresentaram a associação e o projeto de parceria, além das características turísticas e culturais da região portuguesa. “Vimos que aqui os produtores são organizados e falam em nome dos outros, resultado que queremos para melhorar a organização da nossa oferta”, observaram. Lisboa recebe cerca de 20 milhões de turistas por ano, o dobro de sua população, mas eles não se deslocam pra o norte, por isso o desafio de desenvolver o turismo integrado.

“Também temos muito a aprender com Portugal, eleito um dos melhores destinos turísticos do mundo nos últimos anos”, avaliou Ivane.

Ao lembrar a integração entre o poder público e entidades garibaldenses, o vice-prefeito Antonio Fachinelli enfatizou a satisfação em o município poder cooperar pela causa comum do enoturismo.

Na oportunidade, foi assinado o convênio de parceria, para a posterior construção do projeto de troca de experiências entre os envolvidos. Durante a semana, o grupo visitou a região, os atrativos das rotas garibaldenses e a Fenachamp.


FOTO:  PRISCILA PILLETTI | DIVULGAÇÃO.

TEXTO: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE GARIBALDI, SERRA GAÚCHA.


SOBRE "PELOS CAMINHOS
DO RIO GRANDE" 

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE

Espaço dedicado a Turismo, Saúde, Cultura, Negócios e Serviços.

O site objetiva informar e trazer assuntos relevantes, além de trazer tudo sobre o programa de rádio de mesmo nome, veiculado na Bandeirantes RS (AM 640 e FM 94,9), todos os sábados, das 10h:30min, às 11h:30min.*Temporariamente suspenso.

  • Facebook
  • YouTube

Fone (WhatsApp): 51 9 9855 0051

E-mail: redacao@peloscaminhosdoriogrande.com.br

 

Se inscreva para saber todas as novidades, promoções e notícias relevantes relacionadas a turismo, cultura, negócios e serviços. 

CDRG-Logo-Vertical-SemFundo-Sit_rodape_b

© 2020 Pelos Caminhos do Rio Grande