A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) divulgou, na quinta-feira, 05 de setembro, uma série de projetos para divulgar o país no exterior e fomentar o turismo internacional no país. O presidente da autarquia, Gilson Machado Neto, apresentou a “Nova Embratur”, na qual o patriotismo e o uso responsável do dinheiro público serão suas diretrizes.
“Trabalhamos noite e dia para recuperar os prejuízos gerados pela má gestão dos governos anteriores. A Embratur busca se modernizar ao que é praticado no mercado para divulgarmos com qualidade e, e custo reduzido, o país no exterior”, ressaltou.
Na ocasião, o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho e o cantor Amado Batista, presentes no evento, foram anunciados como Embaixadores do Turismo Brasileiro. Eles ajudarão, voluntariamente, em diversas campanhas a serem realizadas pela autarquia.
![Presidente da Embratur, Gilson Machado Neto (E), com Ronaldinho Gaúcho durante o evento que marcou a apresentação da nova marca do Instituto e de seus programas.](https://static.wixstatic.com/media/a27d24_13889129422947a9be098d76456900a2~mv2.jpg/v1/fill/w_123,h_80,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/a27d24_13889129422947a9be098d76456900a2~mv2.jpg)
“O turismo é importantíssimo para gerar empregos e recuperar nossa imagem internacionalmente”, afirmou o campeão do mundo de futebol pela seleção.
O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Osvaldo Matos de Melo Júnior, explicou que as celebridades são criteriosamente escolhidas e disponibilizarão sua imagem e redes sociais para divulgar as belezas do país. “Você pega o caso do Ronaldinho, uma pessoa que tem quase 100 milhões de seguidores em suas redes e nos ajuda voluntariamente, sem custos, por patriotismo. É inestimável essa atitude”.
Ele complementou dizendo que a expectativa da autarquia é que, ao final do governo Bolsonaro, o número de turistas internacionais no país dobre do atual número de 6 milhões anuais. “Só de liberarmos o visto para países como Estados Unidos e Canadá, já tivemos aumento de mais de 200% na procura por nosso país. Vamos investir cada vez mais, até em inteligência (Big Data), para conseguirmos nossos objetivos”.
Rei do “Rolê”
O primeiro projeto apresentado foi o reality show “Rei do Rolê”. Nele, estrangeiros deverão enviar vídeos, de até 1 minuto, explicando porque deveria ser escolhido para passar 30 dias conhecendo o Brasil de graça. O selecionado conhecerá as 5 regiões do país e serão recebidos por embaixadores (Ronaldinho, Amado Batista, Richard Rasmussen, Renzo Gracie, Bruno e Marrone).
Embaixadores do Turismo
Celebridades e atletas serão escolhidos para divulgarem, voluntariamente, o Brasil e suas belezas em suas redes sociais. Eles receberão carteira e certificado de Embaixadores do Turismo Brasileiro e receberão material para ajudar no marketing.
Traga +5
Fale bem do Brasil e incentive o turismo. Esse é lema do “High Five Brazil”, cujo foco será ensinar brasileiros residindo no exterior a mostrarem aos estrangeiros os principais destinos turísticos do país.
Um aplicativo de celular ajudará no processo e indicará os brasileiros que tiveram mais sucesso.
Texto: Embratur | Divulgação.
Foto : Paulo Negreiros | Embratur | Divulgação.