top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Em Santo Antônio da Patrulha conheça o "Caminho Gaúcho de Santiago"

FOTOS: JAIME MÜLLER

Durante todo o trajeto, os caminhantes são brindados com paisagens indescritíveis, entre as quais uma vista invejável da Lagoa dos Barros (FOTO)



O Caminho Gaúcho de Santiago foi inaugurado no dia 19 de outubro de 2014 e foi escolhido pelo Cônsul Espanhol José Pablo Aguilar pela semelhança do local com o caminho da Espanha.


O percurso é todo sinalizado por placas azuis, setas amarelas e conchas (vieiras), que indicam o caminho a ser percorrido.


A sinalização permite que o trajeto seja realizado pelos caminhantes em qualquer dia.


O trajeto assemelha-se aos últimos 100 km do caminho espanhol e tem dois pontos de partida que podem ser feitos de acordo com o desejo do caminhante: com 12 km ou 18 km.


O ponto de encontro para a caminhada é a Praça Arquipélago dos Açores (em frente à Igreja Matriz), de onde os participantes seguem de ônibus até a RS-030.


Para fazer o traçado mais curto o início é na localidade de Montenegro, na Parada 197.


Chegando no local seguem pela estrada Floriano Silveira Ramos, Estrada Boa Vista, localidade de Palmeira do Sertão, até a Rua Adolfo Kreck Filho (em frente ao Parque da Guarda), Rua Ângelo Tedesco, Rua João Pedroso da Luz, Av. Borges de Medeiros, até a Rua Padre Izidoro Resck, retornado à Igreja Matriz Santo Antônio (mesmo local da partida), onde será encerrado o percurso.


Para o fazer o percurso mais longo, criado em 2018, que possui 19 km, o início é em frente à antiga AGASA (FOTO/CHAMINÉ), na localidade de Ilha, na Parada 209.


A caminhada pode ser realizada de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo ou de bicicleta e, ao final, o participante que completar o percurso recebe o Certificado de Peregrino.


Durante todo o trajeto, os caminhantes são brindados com paisagens indescritíveis, que retratam a zona rural do município e seus costumes, além de mostrar as belezas naturais e uma vista invejável da Lagoa dos Barros.


Para informações, os caminhantes devem entrar em contato com a Secretária Municipal da Cultura, Turismo e Esportes pelo e-mail cultura@pmsap.com.br, ou pelos fones (51) 3662-8560 ou (51) 3662-8559.


O horário de atendimento da Secretaria é das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Para agendamento e inscrições, interessados devem entrar em contato com a Agência de Turismo Receptivo Elos Travel, pelo e-mail atendimento@elostravel.com.br ou pelos fones (51) 3662.2061 ou (51) 3141.4877.


O horário de atendimento da agência é das 8h às 12h das 13h às 17h.


Os caminhantes também podem fazer suas inscrições diretamente no site da agência, ACESSANDO O LINK -> INSCRIÇÕES PARA A CAMINHADA



-> Leia todas as notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:


www.peloscaminhosdoriogrande.com.br/noticias


PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


* NO AR : RÁDIO ON-LINE "PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE"


-> ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br (RÁDIO WEB)


-> “APRECIE SEM MODERAÇÃO” AS BOAS NOTÍCIAS E OS GRANDES SUCESSOS QUE MARCARAM ÉPOCA, UM TRABALHO FEITO ESPECIALMENTE PARA VOCÊ QUE NOS GARANTE UMA "AUDIÊNCIA ALTAMENTE QUALIFICADA".

____________________________________


NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?


ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?


ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br


CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_____________________________________


bottom of page