top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Em Bento, Museu do Imigrante divulga atividades da 16 ª Primavera de Museus

Programação inicia no dia 19 de setembro e conta com um mix de atrações


A 16ª edição da Primavera dos Museus inicia em 19 de setembro e está repleta de atrações a partir da comemoração dos duzentos anos da independência.


Com base nesse viés, o Museu do Imigrante preparou uma programação com o intuito de contribuir para o questionamento da instituição como parte integrante e ativa da comunidade de Bento Gonçalves. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento tem o objetivo de instigar e incentivar os museus de oferecerem ao público uma programação diferenciada voltada para o tema, que neste ano é “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. O Museu do Imigrante elaborou diversas atividades para o público acompanhar.

Confira a programação Exposição “Ateliê IV- Faria Lemos: olhares sobre a paisagem e arquitetura” - trata-se de uma mostra elaborada com a parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, campus Bento Gonçalves, onde os estudantes apresentarão os resultados da pesquisa realizada para a disciplina de Ateliê IV, sob orientação da Professora Margit Arnold Fensterseifer e Professor Matheus Gomes Chemello.

No decorrer da disciplina os estudantes realizaram uma imersão no distrito de Faria Lemos – Sede e Vale Aurora e construíram leituras sobre as paisagens e edificações históricas, realizaram análises acerca dos símbolos, padrões arquitetônicos e suas complementações. Local: Museu do Imigrante Período de visitação: De 15 de setembro a 11 de outubro. Oficina Didática Museal e Percursos Táteis

A oficina Didática Museal e Percursos Táteis será ministrada pela Professora Dra. Cristine Tedesco visando discutir acessibilidade por meio de percursos táteis, bem como democratizar o conteúdo que teve acesso na instituição italiana Artedata, de Florença, em 2022.


A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas através desse link: https://forms.gle/MjDAzf55AuJ7LHeRA

Datas da oficina: 19, 21 e 23 de setembro de 2022. Horário: das 18h às 21h. Local: Museu do Imigrante de Bento Gonçalves. Roteiro Virtual Cultural – Faria Lemos

O roteiro virtual se configura como uma ferramenta de comunicação sobre os patrimônios históricos e culturais de Bento Gonçalves.


Trata-se de um convite a um passeio virtual pelos roteiros memoriais da cidade, e nessa 16ª Primavera de Museus, será lançado um roteiro dedicado ao Distrito de Faria Lemos com o intuito de mostrar as riquezas e diversidades arquitetônicas e paisagísticas do local.

O roteiro inicia na Comunidade da Paulina e segue pela RS 431 até a Sede de Faria Lemos.


Ao longo do caminho, são mostradas edificações características da imigração italiana, construídas por famílias oriundas de Treviso, como Simon, Dal Pizzol, Tesser e Rotava.


Também é possível apreciar as paisagens dos vinhedos ao longo da estrada e as vistas do Vale Aurora e Vale do Rio das Antas no mirante do Campanário. O link será disponibilizado no dia 23 de setembro nas redes sociais do Museu do Imigrante. Material pedagógico: Outras histórias, outros protagonismos

Para encerrar a lista de atividades, a equipe do Museu do Imigrante organizará um material online contendo dicas de atividades a partir dos acervos e exposições da instituição.


Além disso, serão apontadas possibilidades de uso dos espaços do Museu, bem como a ida do Museu até diferentes locais da cidade, a partir, da execução de ações extra muros. O material online será lançado dia 25 de setembro nas redes sociais da instituição.


_____________________________________ MAIS NOTÍCIAS DE TURISMO DA "TERRA DO TCHÊ"? ACESSE:www.peloscaminhosdoriogrande.com.br NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO? ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051 ______________________________________


Comments


bottom of page