top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Eduardo Leite decide pela suspensão da cogestão e colocará todo RS em bandeira preta

Atualizado: 26 de fev. de 2021


Eduardo Leite (FOTO) afirmou que assume a responsabilidade pela decisão, mas que precisa contar com o apoio dos prefeitos.


O Governo do Estado e a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) realizaram, na quinta-feira, 25 de fevereiro, uma reunião sobre a cogestão do Distanciamento Controlado.


O governador Eduardo Leite e prefeitos trataram de medidas para conter os avanços da Covid-19 no Estado.


Em seu pronunciamento, Leite afirmou que seu posicionamento é pela suspensão da cogestão, entendendo que a medida se impõe neste momento.


O governador ainda anunciou que todo Estado terá bandeira preta, seguindo os protocolos estipulados para a bandeira.


Eduardo Leite afirmou que assume a responsabilidade pela decisão, mas que precisa contar com o apoio dos prefeitos.


A medida é válida por uma semana, de sábado (27/02) até o domingo (07/03), para frear a transmissão do vírus.


O Gabinete de Crise ainda deve deliberar sobre eventuais ajustes nos protocolos, porém, a tendência é que se tornem mais rígidos.


"Não temos o tempo para esperar, ver o resultado das medidas atuais", enfatizou Leite.

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, defendeu a decisão do governador.

Dallazen apelou para que todos cumpram rigorosamente as medidas.


“60% dos pacientes que chegam às UTIs vão a óbito”, diz secretária Arita Bergmann


Em sua apresentação, a secretária da Saúde do Estado Arita Bergmann afirmou que 60% dos pacientes que chegam às UTIs vão a óbito.


De acordo com ela, a implantação de 60 novos leitos por dia, o que sequer é possível, não seria suficiente.


A secretária destaca que tem feito apelo aos hospitais gaúchos para criar ambientes aptos a receber mais pacientes.


O governo ainda anunciou o plano "Te Cuida RS", promovendo o alinhamento dos esforços de segurança no Estado para a fiscalização do respeito às medidas de enfrentamento da pandemia.


A reunião com os prefeitos terminou por volta das 17h, quando o governador encaminhou a decisão pela suspensão da cogestão a partir deste sábado.

Eduardo Leite pediu o apoio dos gaúchos para o enfrentamento deste momento crítico da pandemia.


O que muda com a bandeira preta


A educação infantil em creches e pré-escolas, o Ensino Fundamental, de anos iniciais e finais, o Ensino Médio e Técnico e o Ensino Superior (incluindo graduação e pós-graduação) só podem ocorrer de forma remota.


O ensino presencial é permitido, com restrições, atendimento individualizado e sob agendamento, apenas para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico concomitante e subsequente, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão), e Ensino Médio Técnico subsequente, Ensino Superior e pós-graduação (somente atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão).


O futebol está mantido, sem a presença de público nos estádios. As partidas entre Inter e Corinthians, na quinta-feira (25/02), às 21h30, pelo Campeonato Brasileiro, e Grêmio e Palmeiras, no domingo (28/02), pela Copa do Brasil, não sofreram alterações.


No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.


Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.


Nos serviços em geral, restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como serviços domésticos.


O comércio atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições.


O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficam fechados.


Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.


No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.


Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.


Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas, incluindo academias.


Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.


Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.


Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários.


No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas.

 

FOTO: EDUARDO MANSUR/ PALÁCIO PIRATINI.

bottom of page