top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Dia Mundial para repensar o Turismo: 27 de setembro de 2022

Atualizado: 22 de set. de 2022

*Por: Abdon Barretto Filho IMAGEM: DIVULGAÇÃO


Desde 1980, os Estados membros da Organização Mundial de Turismo (OMT), instituição permanente ao Sistema das Nações Unidas, com sede em Madri, realizam comemorações oficiais.


São estimulados os Estados integrantes, assim como os não integrantes e pessoas físicas e jurídicas interessados no desenvolvimento do Turismo Sustentável para fortalecer a Paz mundial, gerar emprego, renda e autoestima da população de cada núcleo receptor.


O Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro de 2022, apresenta o tema “Repensar o Turismo “para comemorações em todo o planeta.


Convém destacar que a data foi estabelecida na terceira Conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em 27 de setembro de 1979.


São mais de 40 anos de comemorações em todo o mundo, com palestras, eventos, reportagens, valorizando o fenômeno turístico e seu impacto na economia global e local.


A primeira comemoração no Brasil, foi realizada em !981, no Aeroporto de Salvador, durante o voo da TAP direto para Lisboa com apoio da Bahiatursa, Órgão Oficial de Turismo da Bahia, quando “Baianas” com suas roupas típicas ofereciam as famosas Fitas do Bom Fim aos passageiros.


Outras Capitais brasileiras também realizam comemorações.


Em 1984, tive a honra e o prazer em realizar a primeira comemoração em Santa Maria, cidade coração do Rio Grande do Sul, distribuindo cartilhas de Conscientização Turística e, em sequência, destacam-se as seguintes comemorações: em Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, com o “Concerto para 200 milhões de anos “, no ano de 1986 e em Porto Alegre, Capital dos Gaúchos, que vinha realizando muitos eventos temáticos.


Convém salientar que muitas comemorações contaram com as participações dos Cursos de Bacharelado em Turismo da PUCRS, UNIFRA, ULBRA, UCS e Órgãos Oficiais de Turismo.


Infelizmente, por falta de continuidade das Políticas Públicas, principalmente na Promoção do Destino Turístico RS e das lideranças neófitas desvinculadas da realidade mundial do Turismo, as comemorações são raras nos Municípios.


Em 2022, com o tema: “Repensar o Turismo" muitos países e seus governos, além das entidades e empresas celebram o “Dia Mundial do Turismo", lembrando que o desejo humano de viajar e explorar é universal e que o Turismo deve ser acessível a todos, sem ideologias, assim como os seus benefícios sustentáveis através do planejamento; estruturação e qualificação da oferta; utilização do Marketing Turístico; apoio à comercialização e avaliações dos resultados.


São trabalhos profissionais especializados.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


*Abdon Barretto Filho


Economista e Mestre em Comunicação Social




Textos e podcasts em:





_____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



MAIS NOTÍCIAS DE TURISMO DA "TERRA DO TCHÊ"?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

____________________________________

Commenti


bottom of page