top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Dia Mundial do Turismo 2023: Investimentos Verdes

Atualizado: 2 de out. de 2023

POR: *ABDON BARRETTO FILHO (ABF) FOTOS: *ABF | ARQUIVO PESSOAL

Abdon Barretto Filho no Jardim Paleobotânico de Mata, a Cidade da Pedra que foi Madeira, onde ocorreu o “Concerto para 200 milhões de anos “, no dia 27 de setembro de 1986, com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria


O Dia Mundial do Turismo 2023 terá como tema “ Turismo & Investimentos Verdes” para as celebrações em 27 de setembro deste ano, destacando uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento.


Além disso, visa apoiar o cumprimento da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


As comemorações serão em Riade, Arábia Saudita, através de uma série de eventos impactantes, colocando as pessoas, o planeta e a prosperidade no centro dos acontecimentos.


O Dia Mundial do Turismo é comemorado desde 1980, quando foi criada a Organização Mundial do Turismo (OMT), instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas, com sede em Madri, e foi estabelecida na terceira Conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em 27 de setembro de 1979.


São 43 anos de comemorações em todo o mundo.


Cada ano é escolhido um novo tema que tem o propósito de orientar o diagnóstico e o prognóstico de uma série de ações do fenômeno turístico no planeta.


São informações importantes para as Políticas Públicas e oportunidades de investimentos privados e/ou em parcerias.


Devem orientar os Gestores dos destinos turísticos, empreendimentos, rotas, roteiros, seus equipamentos e serviços públicos e privados utilizados ou para os novos investimentos.


No Brasil, o grande problema é a falta de continuidade de boas Políticas e Gestões, ignorando as conquistas e repetindo trabalhos e equívocos, gerando empregos para neófitos, curiosos e oportunistas.


Para os profissionais do setor, observa-se que muitos projetos são esquecidos e poucos investimentos na estruturação da oferta turística; na qualificação e na promoção do destino Brasil no mercado mundial e apoios para as promoções dos destinos nacionais nos mercados emissores, entre outros.


Existem excelentes exemplos de sucessos como o Festuris Gramado, com 35 anos de realizações.


Convém salientar que a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil, foi realizada em Salvador, Bahia, quando as Baianas, distribuíram as famosas fitas do Bom Fim, no aeroporto internacional, em 1981.


Outras Capitais brasileiras também realizam comemorações.




Em 1984, tive a honra e o prazer em realizar a primeira comemoração em Santa Maria, cidade coração do Rio Grande do Sul com o lançamento da Primeira Cartilha de Conscientização Turística publicada no Rio Grande do Sul (FOTO), resultado de pesquisas e criações conjuntas com o desenhista ilustrador Byrata.





FOTO: MARCUS VINÍCIUS ANFLOR

Visita à Mata em 1991, com Diretores da ABAV RS, jornalistas e convidados que conhecem uma árvore petrificada de 200 milhões de anos, considerada a maior do mundo


Em sequência, destacam-se as seguintes comemorações do Dia Mundial de Turismo no RGSul: em Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, com o “Concerto para 200 milhões de anos “, no ano de 1986, com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, sob a Regência do Maestro Frederico Ritcher; e em Porto Alegre, Capital dos Gaúchos, que vinha realizando muitos eventos temáticos.


Convém salientar que muitas comemorações contaram com as participações dos Cursos de Bacharelado em Turismo e Órgãos Oficiais de Turismo.


Infelizmente, por falta de continuidade das Políticas Públicas, principalmente na Promoção do Destino Turístico RS e das lideranças neófitas desvinculadas da realidade mundial do Turismo, as comemorações municipais deixaram de existir.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


_________________________________

*ABDON BARRETTO FILHO


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:




________________


Leia as principais notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:



PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 54. 9. 9261. 6618.


Notícias sobre Gramado?





Comments


bottom of page