Buscar
  • Pelos Caminhos do RS

Dia Mundial do Turismo 2020: “Solidariedade hoje, para viajar amanhã”


*Abdon Barretto Filho - Economista, Mestre em Comunicação Social

(FOTO: ARQUIVO PESSOAL).


Em referência a uma das mais importantes atividades econômicas do mundo contemporâneo, celebra-se, no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, data que foi estabelecida oficialmente em 1979, na 3ª.Conferência da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, em Torremolinos (Espanha)


A comemoração visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo. O tema de 2020 – “Solidariedade hoje, para viajar amanhã” – vem como um apoio à Organização Mundial de Turismo em resposta à crise atual, destacando os valores duradouros da atividade turística. 


A comemoração será no Mercosul, provavelmente em Foz do Iguaçu. 


É a primeira vez que uma candidatura conjunta será a sede da comemoração que existe há 40 anos. 


Convém salientar que, de acordo com a própria OMT, o conceito de turismo pauta-se no processo de deslocamento de pessoas entre diferentes lugares em um período definido, por convenção, de não mais do que um ano. 


Além disso, para que um deslocamento seja considerado de caráter turístico, ele não pode estar vinculado a uma situação de trabalho, embora uma das principais formas de turismo atual seja a de negócios e eventos, porque sempre haverá a possibilidade do visitante conhecer os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços do núcleo receptor. 


Além disso, antes e/ou depois de evento, o visitante poderá consumir seu tempo livre conhecendo a cidade e a região através de passeios locais, rotas e roteiros ofertados. 

 

É óbvio que a Oferta Turística deve estar adequada às necessidades dos visitantes, através da sua estruturação e qualificação. 


Em continuação, é indispensável a promoção do destino turístico, destacando-se sua singularidade, capaz de atrair visitantes. 


Além disso, análises dos resultados e a retroalimentação do sistema, como toda atividade econômica. 


Exige profissionalismo no setor. 


O Turismo deve fugir da ilusão romântica, às vezes da ignorância pluralista, confirmada pelas opiniões de alguns   neófitos que ocupam cargos e funções, principalmente no setor público. 


É lamentável porque não existe a continuidade do planejamento, organização, direção e controle dos processos administrativos implantados e quase sempre destruídos pelos governos seguintes. 


Os países, os estados, as cidades que definem o Turismo como uma das estratégias de desenvolvimento econômico e social, comprovam os bons resultados. 


O Brasil perde tempo e dinheiro, apesar de ter infinitas possibilidades do setor. 

Mas, sejamos otimistas. Sempre. 


Os Convention & Visitors Bureaux, escritórios de captações de eventos e de promoção do destino turístico, mantidos pela iniciativa privada, é uma grande alternativa. 


Com as eleições municipais, espera-se que os novos eleitos entendam e compartilhem decisões com as entidades e empresas do Turismo Receptivo. 


São reflexões. 


Podem ser úteis. Pensem nisso.


* Abdon Barretto Filho

Especializado em Economia e Marketing aplicado ao Turismo e à Hospitalidade, professor, consultor, escritor, palestrante Textos e podcasts emwww.peloscaminhosdoriogrande.com.br e/ou www.abdonbarrettofilho.com.br


Apoio divulgação:

___________________________________

soundrecords.com.br/eleicoes2020.html

(51) 2117-1890 | (51) 98107-4201 | (51) 98280-2984

___________________________________


Jornalista responsável: Voltencir Fleck

WhatsApp: 51. 9.9855.0051

___________________________________


PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE Todos os direitos reservados.

É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da DINÂMICA - Assessoria e Consultoria Empreendedora .


SOBRE "PELOS CAMINHOS
DO RIO GRANDE" 

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE

Espaço dedicado a Turismo, Saúde, Cultura, Negócios e Serviços.

O site objetiva informar e trazer assuntos relevantes, além de trazer tudo sobre o programa de rádio de mesmo nome, veiculado na Bandeirantes RS (AM 640 e FM 94,9), todos os sábados, das 10h:30min, às 11h:30min.*Temporariamente suspenso.

  • Facebook
  • YouTube

Fone (WhatsApp): 51 9 9855 0051

E-mail: redacao@peloscaminhosdoriogrande.com.br

 

Se inscreva para saber todas as novidades, promoções e notícias relevantes relacionadas a turismo, cultura, negócios e serviços. 

CDRG-Logo-Vertical-SemFundo-Sit_rodape_b

© 2020 Pelos Caminhos do Rio Grande