top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Dez azeites gaúchos entram para ranking italiano que elege melhores do mundo

O olivoturismo tem crescido a partir das recentes conquistas atingidas pelos produtores do Estado


FOTO: LUCIO PATONE | UNSPLASH

Dez azeites produzidos no Rio Grande do Sul entraram para o ranking dos 500 melhores produtos da categoria, conforme a publicação italiana Flos Olei 2024, considerada uma das mais prestigiadas do setor.



Os azeites gaúchos são responsáveis por 80% da produção de azeite de oliva nacional, conforme dados do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).


Além dos produtos do RS, outros dois azeites brasileiros entraram na premiação, sendo um deles de São Paulo e outro de Minas Gerais.


O Flos Olei — que registrou crescimento de sete para dez azeites gaúchos de 2023 para 2024 — faz análise sensorial dos azeites e pontua eles com aspectos técnicos sensorialmente.


Com a ascensão da produção de azeites, o Estado também tem registrado um crescimento do olivoturismo, atividade turística que se dedica a mostrar aos visitantes como é feito o cultivo das oliveiras, a produção das azeitonas, a elaboração e a degustação dos azeites extravirgens.


Dos dez azeites gaúchos premiados na edição deste ano, seis receberam o selo Produto Premium Origem e Qualidade RS, criado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com o Ibraoliva.


A concessão do título segue um rigoroso processo de análise dos azeites extravirgens inscritos, contando com painéis sensoriais e análises físico-químicas.



No total, o RS produziu 580 mil litros de azeite na última safra, correspondente a um aumento de 29% em relação ao período 2021/22.


Em cinco anos, o número de fábricas no RS dobrou, passando de 11 para 22, segundo o Ibraoliva.


____________


Leia as principais notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:



PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 54. 9. 9261. 6618.


Notícias sobre Gramado?


Comments


bottom of page