top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Cultura: Museu de Porto Alegre completa 43 anos no domingo, 13 de março


Solar Lopo Gonçalves, construído entre 1845 e 1854, é a sede do Museu, localizado na Rua João Alfredo. (FOTO: GIULIAN SERAFIM/PREFEITURA DE PORTO ALEGRE)



No domingo, dia 13 de março, o Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo completa 43 anos de sua criação.


A programação comemorativa de aniversário será realizada de quarta-feira, dia 16, com um ato oficial, e se estenderá até o final do domingo, 19 de março.


O museu receberá barracas para feiras diárias e, ao final de cada dia, apresentações culturais.


O Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo foi criado pelo Decreto nº. 6598, de 13 de março de 1979.


Está vinculado à Secretaria Municipal da Cultura, por intermédio da Diretoria de Patrimônio e Memória. Inserido no cenário brasileiro através do registro no Cadastro Nacional de Museus, está cadastrado no Sistema Estadual de Museus desde 1999, integrando a 1ª Região Museológica do Rio Grande do Sul.


Também faz parte da Rede de Educadores em Museus do RS e do GT – História, memória e patrimônio da Associação Nacional dos Professores Universitários de História.


E está presente na plataforma digital Registro de Museus Iberoamericamos (RMI) do Programa Ibermuseus.


História


O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, museu de história da cidade de Porto Alegre, tem como sede o Solar Lopo Gonçalves, construído entre 1845 e 1853, na antiga Rua da Margem, atual João Alfredo.


O sobrado de porão alto, construído para ser residência da “chácara” da família do comerciante português Lopo Gonçalves Bastos, é representativo do estilo de transição entre a arquitetura colonial e a arquitetura neoclássica no Brasil. Saiba mais.


Projeto


A atual direção está encaminhando Projeto de Restauro e Modernização visando a captação de recursos através da Lei Rouanet (Federal).


Até meados de abril será dada a entrada no projeto inicial e depois nos dez projetos específicos (toda a parte de infraestrutura e modernização, incluindo a parte educativa).


A expectativa é de que até o final do ano os projetos específicos estejam prontos e aprovados na Secretaria Nacional de Cultura e iniciada a captação.


A execução poderá durar entre um a dois anos.


O valor total só será conhecido após a conclusão dos estudos e orçamentação de cada uma das intervenções que serão feitas.


Estima-se que poderá alcançar R$ 3 milhões de reais. Saiba mais.


_______________________________


NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?



NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_________________________________



bottom of page