top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Covid-19: orientação sobre doação de sangue


As orientações para triagem clínica de candidatos à doação de sangue foram atualizadas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.


A Anvisa e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 5/2020­CGSH/DAET/SAES/MS para triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo novo coronavírus (Sars-­CoV­-2).


De acordo com as recomendações, os candidatos que viajaram ou que sejam procedentes de países com transmissão local e casos confirmados da doença serão considerados inaptos para a doação, por um período de 14 dias após a chegada da viagem.


Já as pessoas que tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção pelo novo coronavírus serão consideradas inaptas por um período de 30 dias após a completa recuperação da doença – isto é, quando estiverem sem nenhum sintoma ou sequelas que possam contraindicar a doação.


Para os candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoa com diagnóstico clínico ou laboratorial do novo coronavírus, o período de inaptidão será de 14 dias após o último contato.


Por último, os candidatos à doação de sangue que estejam em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido a sintomas de possível infecção pelo Sars-CoV-2, serão considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias), caso não apresentem sintomas.


As informações estão na Nota Técnica 13/2020.De acordo com o documento, não existe evidência, até o presente, de transmissão transfusional dos coronavírus, ou seja, por procedimentos de transfusões de sangue. Portanto, as orientações são medidas de precaução.


Orientações gerais


Durante o acolhimento do doador e a coleta de sangue, os profissionais dos serviços de hemoterapia deverão estar atentos às medidas de higiene para prevenir contaminação pelo novo coronavírus, como lavagem das mãos e uso de produtos antissépticos. O cuidado com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies deve ser intensificado por esses serviços.


Para evitar a aglomeração de pessoas no momento da coleta, é recomendado o agendamento da doação, quando for possível. Outra medida a ser tomada é a manutenção do distanciamento seguro entre os doadores durante a coleta (no mínimo dois metros de distância).


Considerando a diminuição do deslocamento de pessoas durante o período da pandemia, é recomendado que os hemocentros promovam atividades de sensibilização para a manutenção do estoque de sangue. Isso porque o consumo é diário, contínuo e essencial para o tratamento de anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.



Confira na íntegra as orientações contidas na Nota Técnica 13/2020.


 

FOTO: portal.fiocruz.br.

TEXTO: ASCOM/ANVISA (Publicado: 27/03/2020 18:10 | Última Modificação: 27/03/2020 18:41).

bottom of page