top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Comemorações de Natal no Rio Grande do Sul


Por: *Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social | contato@abdonbarrettofilho.com.br (FOTO: LEONID STRELIAEV, Árvore Cantante, Gramado, Serra Gaúcha).


Com certeza, os 497 Municípios do Rio Grande do Sul deverão comemorar a data máxima da Cristandade.

A atração maior será em cada Igreja para manter a louvação da chegada do menino que veio mudar o mundo.

A depender de cada comunidade, as comemorações continuam através de espetáculos artísticos e culturais.

Em alguns Municípios, as comemorações além de integrarem as suas comunidades, conseguem atrair visitantes, transformando as comemorações do Natal em eventos turísticos.

Nos 371 Municípios Turísticos integrantes das 27 Regiões Turísticas, pode-se encontrar interessantes atrações oferecidas gratuitamente, assim como shows teatrais e musicais com artistas famosos.

Na realidade, as comemorações do Natal geram empregos, rendas e impostos fortalecendo a Economia do Turismo.

Com investimentos públicos e privados, principalmente pelos incentivos fiscais e federais, são apresentados mostras artísticas e culturais que atendem os mais diversos segmentos do mercado turístico.

Para os visitantes, acessar as informações com programações estão limitadas às redes sociais e, eventualmente, às reportagens nos veículos de comunicação.

Após pesquisar, pode programar suas viagens, preferencialmente organizada pelo agente de viagem e contratando serviços profissionais, evitando-se transtornos eventuais que sempre podem ocorrer com intermediários aproveitadores.

Convém salientar que ao pensar em participar da comemoração de Natal selecionada, são necessárias informações sobre o transporte rodoviário, aéreo, aquaviário até o local, com opções de acessos, tempos de deslocamento e completadas com a hospedagem, alimentação, compras no comércio local.

São muitas opções de comemorações para todos tipos de interesses vinculados à cultura e à história da formação do povo gaúcho. Seja em Porto Alegre, Gramado (FOTO), Canela, Bento Gonçalves, Estrela, Santa Cruz, Lajeado, Santa Maria, Mata, São Borja, Uruguaiana, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Capão da Canoa, Atlântida, Torres, entre tantos municípios que investem nas comemorações e com quase nenhuma verba de publicidade, limitando-se à programação no site oficial da sua Prefeitura.

Alguns buscam parcerias para a promoção da sua comemoração e outros se limitam à comunidade local.

Convém salientar que uma comemoração para ser de interesse turístico deve seguir um roteiro básico: estruturar a oferta; qualificar equipamentos e serviços e utilizar a comunicação integrada para atrair visitantes.

Na estruturação da oferta, a criatividade e a inovação podem atrair mídia espontânea. Por exemplo: o Natal no Vale dos Dinossauros, em Faxinal do Soturno, localizado na Quarta-Colônia, Região Central Gaúcha, 266 quilômetros de Porto Alegre.

Os organizadores contrataram artistas de Parintins para produzirem 8 dinossauros do Período Triássico, encontrados na região, que serão expostos em um espaço com a Casa do Papai Noel e shows de dança e música.

É uma proposta inédita.

Será?

Respeitam-se todas as opiniões contrárias.

São reflexões.

Podem ser úteis.

Pensem nisso.

___________________________________________________

*Textos e podcasts em:

www.peloscaminhosdoriogrande.com.br

bottom of page