top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Campina das Missões: empreendedora, admirável e inesquecível completa 60 anos

*POR: VOLTENCIR FLECK | RADIALISTA E JORNALISTA DE TURISMO

FONTES: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE CAMPINA DAS MISSÕES E LIVRO A IMIGRAÇÃO RUSSA NO RIO GRANDE DO SUL E NO BRASIL ("OS LONGOS CAMINHOS DA ESPERANÇA") DO ESCRITOR JACINTO ANATÓLIO ZABOLOTSKY

FOTO: PROGRAMA PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE

Voltencir Fleck no pórtico da cidade onde observa-se a escultura de uma família de imigrantes. “A mulher carrega um feixe de trigo, a filha traz uma porção de girassóis, símbolo da pátria que deixaram, e o homem fita o horizonte com uma enxada nos ombros” (LUCCHESE, 2018,p.18), símbolo dos primeiros colonos, os pioneiros. A Cruz Ortodoxa possui duas travessas horizontais e uma travessa na diagonal, próxima a base, sendo que a superior representa onde foi colocada a inscrição INRI (Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus) e a inferior simboliza o apoio para os pés de Jesus. As travessas horizontais lembram as da Cruz Missioneira.


“Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”, foi o que disse o escritor russo de grandes obras literárias, Liev Tolstói (1828-1910), como se estivesse profetizando que em algum lugar do planeta, em uma determinada época, aconteceria exatamente o que ele comentava, e mais: em uma cidade reconhecida como o Berço da Colonização Russa no Brasil.


É justamente o que acontece hoje em Campina das Missões, município com aproximadamente 6 mil habitantes, localizado na região noroeste da nossa "Terra do Tchê", onde os hábitos tradicionais, a hospitalidade, a religiosidade e a gastronomia, agregam valor a uma cultura riquíssima e uma grande história para ser conhecida e divulgada.

FOTO: PROGRAMA PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE

Abdon Barretto Filho (E) e Voltencir Fleck, na Igreja Ortodoxa Russa, localizada na Linha Paca Sul, a 5 km do centro da cidade: a primeira igreja russa do Brasil foi construída ali, em 1912, mas a que está em pé hoje é datada de 1950 (FOTO), tendo como patrono o apóstolo São João Evangelista



Em dezembro de 2022 recebi o convite para, ao lado do economista e Mestre em Comunicação Social, Abdon Barretto Filho, conhecer e contar para o público ouvinte do Programa Pelos Caminhos do Rio Grande - "o único Programa de Turismo do Rádio gaúcho" sobre Campina das Missões, de onde, confesso, retornei entusiasmado com tudo o que vi e ouvi, andando tanto na cidade quanto no interior.


O que eu conheci foi um lugar onde as pessoas trabalham forte, do nascer ao pôr do Sol, uma comunidade pujante e empreendedora no município fundado em 9 de outubro de 1963, que no decorrer dos últimos anos tem revelado que quer o desenvolvimento do Turismo e da Hospitalidade.


Hoje recebo o convite - extensivo à comunidade campinense, regional e visitantes, para celebrar as programações alusivas aos 60 anos de emancipação político-administrativa.


A cidade vive um momento extremamente especial, de envolvimento comunitário e um sentimento de pertencimento inigualável, construído no decorrer dos últimos anos pela

sua gente, campinenses descendentes de alemães, russos, poloneses e suecos.


Um trabalho feito por muitas mãos, que tem à frente o prefeito Carlos Justen, a sua equipe, e os campinenses que acreditam nas potencialidades locais e fazem desta cidade um lugar cada vez melhor para viver e, sem dúvida alguma, visitar, fazendo valer em todos os momentos a expressão que "a cidade será boa para o visitante se ela for boa para o habitante".


O prefeito Carlos Justen participou do Programa Pelos Caminhos do Rio Grande do sábado, 30 de setembro, oportunidade que destacou as diversas obras e ações que estão sendo realizadas ou projetadas para a execução.


"Campina das Missões, berço estadual da cultura Russa, terra de alemães, predominantemente, com a presença marcante de poloneses e suecos, comemora os 60 anos de sua emancipação político administrativa.

Temos muito a agradecer, porque em curto espaço de tempo conseguimos - com o máximo de empenho, sanar a situação financeira do município.

FOTO: PREFEITURA DE CAMPINA DAS MISSÕES

Prefeito Carlos Justen (FOTO): Competência, determinação e inovação que fazem Campina das Missões ser reconhecida no Rio Grande, no Brasil e no mundo


Entre as inúmeras conquistas, a cidade atingiu o maior índice de retorno do ICMS de sua história, lançamos um banco de projetos extremamente interessante, entre os quais o da linda praça da Matriz (FOTO ACIMA) - que será inaugurada em breve, além da Rua Coberta - na iminência da construção, obras que recebem o apoio, com o aporte de recursos, dos nossos deputados federais.


FOTO: PREFEITURA DE CAMPINA DAS MISSÕES


Estamos padronizando todos os canteiros de três avenidas para o arenito vermelho (pedra grês/FOTO), em deferência às reduções jesuíticas também construídas com esta pedra, principalmente São Miguel das Missões - Patrimônio da Humanidade.


FOTO: PREFEITURA DE CAMPINA DAS MISSÕES


Construímos o viveiro próprio de produção de flores (FOTO), com o plantio de aproximadamente 25 mil mudas de várias espécies que serão colocadas nos canteiros das nossas ruas.


A meta da nossa equipe é tornar Campina das Missões o mais florido da região noroeste das Missões, conferindo ao nosso município o título de Campina Florida das Missões.


Com muita alegria vimos ressurgir o Festival dos Campeões, considerado na década de 90 um dos maiores Festivais de Música Popular Brasileira do Rio Grande do Sul, que retomamos em 2022 - em versão retrô, e agora, dia 30 de setembro, em alto nível de competição, o realizaremos com cantores dos três Estados da Região Sul do Brasil.


É a boa música transformando vidas, partilhando isso com as gerações que não tiveram a oportunidade de conhecer os grandes cantores do nosso país.


FOTO: GRUPO DE RANÇAS RUSSAS TROYKA/FACEBOOK

Em 2023 realizamos o segundo Festival Internacional de Folclore, oportunidade que estiveram conosco grupos folclóricos do Uruguai, do Paraguai e da Argentina.

Campina das Missões investe muito em educação, seja ela educação financeira, jovem empreendedor, ciência com robótica, ensino da tradição gaúcha, com o valoroso Guri Farroupilha Daniel Forrati e agora, o nosso município está prestes a lançar a Orquestra Municipal - com violas, violinos, violoncelos, trompetes, trombones, clarinetes, saxofones, flauta transversal e vários outros instrumentos, entre os quais o bumbo legüero, buscando oportunizar, através da cultura, meios sadios de desenvolvimento para os nossos jovens, entre 9 e 17 anos.

FOTO: PREFEITURA DE CAMPINA DAS MISSÕES

Agradeço a comunidade campinense e a todas as pessoas que estão envolvidas neste grande momento para a nossa cidade, ao mesmo tempo que convido para que conheçam a lindíssima Chácara Ludwig, considerada pela Zero Hora um dos sete lugares a ser visitados no Estado, bem como a Magia do Natal - um dos dez melhores Natais do Rio Grande do Sul, e a primeira Capela Russa construída em espaço público

no Brasil" (FOTO), enfatizou o prefeito.


De 07 à 09 de Outubro Campina das Missões te espera!


Confira a programação:


Dia 07/10 – Sábado:


08h00 – Torneio Municipal de Xadrez; Local: Centro Madre Regina. Haverá premiação para o 1º e 2º lugar. Inscrições deverão ser feitas até a quinta-feira, dia 05 de outubro na Secretaria de Educação Cultura Turismo e Desporto.


14h00 – Inauguração da Praça da Matriz

Haverá Encontro de Carros Antigos e Grupos de Motoqueiros; Informações e contatos com Daltro – 9 9625 4742; Jeison – 9 8466 5398 e Itacir – 9 9618 7581.


15h00 – Show com a Banda Velho Roque


Durante todo o dia, haverá , Feira do Livro, Comercialização de Artesanatos, de lanches e bebidas.


Dia 09/10 – Segunda-feira:


08h30min – Palestra/oficina coma escritora Márcia Funke Diter;


10h15min – Contação de Histórias;


11h00 – Autor presente com Márcia Funke Diter, Alfredo Kramer, Jacinto Zabolotsky e Lucas Belejo Cardoso;


14h00 – Apresentação dos Grupos Folclóricos: Invernada do CTG Fogo de Chão, Grupo Troyka e Grünental Tanzgruppe;


15h00 – Show com Os Atuais; Local: Salão Paroquial;


Durante todo o dia haverá Mateada, Brinquedos Infláveis para as Crianças, Feira do Livro, Comercialização de Artesanatos, de lanches e bebidas.


Prestigie e comemore com a comunidade campinense os 60 anos de emancipação política administrativa da nossa cidade.


Para saber mais sobre o município de Campina das Missões, acesse o Site: www.campinadasmissoes.rs.gov.br




Leia as principais notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:



PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 54. 9. 9261. 6618.


Notícias sobre Gramado?


Комментарии


bottom of page