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Campanha Gaúcha ganha indicação geográfica para vinhos e espumantes


Famosa pelo enoturismo, Campanha Gaúcha conquista a sétima Indicação Geográfica do Rio Grande do Sul para o segmento de vinhos em nome da ‘Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha’.

(FOTO: BANCO DE IMAGENS IBRAVIN |MICHEL MARCHETTI)


O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou na terça-feira, 05 de maio, na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2574, a concessão da indicação geográfica (IG) “Campanha Gaúcha”, na espécie indicação de procedência, para vinhos finos brancos, rosados, tintos e espumantes.


Agora, todos os produtores de vinhos que estiverem dentro da *região demarcada (44.365 km²) e seguirem as normas contidas no regulamento de uso – denominado Caderno de Especificações Técnicas – poderão utilizar a indicação geográfica em seus produtos.


A IG foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha que conta hoje com a participação de 17 vinícolas.


A delimitação territorial da Campanha Gaúcha abrange os municípios ou distritos de Aceguá, Barra do Quaraí, Candiota, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Piraí, José Otávio, Dom Pedrito, Ibaré, Maçambará, Bororé, Encruzilhada, Torquato Severo e Joca Tavares.


Segundo dados do INPI, em meados da década de 1970, a Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, já havia iniciado estudos sobre o potencial vitivinícola da Campanha Gaúcha, efeito terroir, caracterizado na tipicidade diferencial.

Esta é a sétima Indicação Geográfica concedida para o Rio Grande do Sul, agregando valor as indicações de Vale dos Vinhedos, Monte Belo, Pinto Bandeira, Altos de Pinto Bandeira, Farroupilha e Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua - em 2012).

Atualmente, existem 77 registros no INPI, sendo 56 Indicações de Procedência (IP) nacionais e 21 DO (12 nacionais e nove estrangeiras).



O que é a Indicação Geográfica?


A Indicação Geográfica (IG) é um sinal constituído por nome geográfico (ou seu gentílico) que indica a origem geográfica de um produto ou serviço. Apenas os produtores e prestadores de serviços estabelecidos no respectivo território (geralmente organizados em entidades representativas) podem usar a IG.


A espécie de IG chamada indicação de procedência (IP) se refere ao nome de um país, cidade ou região conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço.


Já a espécie denominação de origem (DO) reconhece o nome de um país, cidade ou região cujo produto ou serviço tem certas características específicas graças a seu meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.


Rota do Vinho da Campanha Gaúcha. (FONTE:EMBRAPA

TEXTO: VOLTENCIR FLECK | JORNALISTA | PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE.

FONTE: INPI - INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL.


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