Buscar
  • Caminhos do Rio Grande

Câmara de Porto Alegre homenageia 150 anos do Mercado Público






Proposição é do mandato do vereador Adeli Sell


A Câmara Municipal de Porto Alegre lançou na tarde da quinta-feira, 3/10, a exposição “Mercado Público: história, religião e cultura na vida da cidade”.


A mostra, produzida pela Seção de Memorial e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, com curadoria do servidor Jorge Barcellos, é composta por 15 banners e acompanha a história do mercado desde sua fundação, em 3 de outubro de 1869 até os dias atuais.


A exposição relata a evolução do mercado com a construção do segundo piso, as transformações no entorno do prédio com a evolução da cidade, bem como resgata a participação do negro na sua história, mostrando a importância do Bará do Mercado.


A novidade da exposição é mostrar também a relação estreita do mercado público com a Câmara Municipal, já que, durante o século XIX, o Procurador da Câmara era responsável por sua administração“ conta Jorge Barcellos.


A exposição é uma proposta do vereador Adeli Sell (PT), autorizada pela Mesa Diretora, e estará na Av. Cultural Clébio Sória, localizada na Câmara Municipal de Porto Alegre.


Exposição relata a evolução do mercado com a construção do segundo piso e  as transformações no entorno do prédio com a evolução da cidade.


Serviço:


- Exposição: “Mercado Público: história, religião e cultura na vida da cidade”.

- Agendamento de visitas: 

Seção de Memorial – (51) 3220-4318.

- Palestras nas escolas sobre o Mercado Público:

Escola do Legislativo – (51) 3220-4374

FOTOS: ALFONSO ABRAHAM.

            ANTIGA | DIVULGAÇÃO.