top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Brasil e Uruguai vão assinar acordo de binacionalização do Aeroporto de Rivera

IMAGEM ILUSTRATIVA

Brasil e Uruguai devem assinar, em *30 dias, o acordo de binacionalização do aeroporto de Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com o município gaúcho de Santana do Livramento.


O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao lado do chanceler do país vizinho, Francisco Bustillo, na terça-feira, *07 de março.


No ano passado, o então o vice-presidente da República, hoje senador Hamilton Mourão conversou com autoridades uruguaias sobre o projeto de transformar o aeroporto em binacional.


Trata-se de um plano antigo, já que Rivera faz fronteira com Santana do Livramento, no extremo-sul do Brasil.


A transformação em aeroporto binacional eliminaria burocracias e traria mais voos para a região de Santana do Livramento, que se aproveitaria da melhor estrutura do terminal uruguaio.


O ministro anunciou ainda que o governo vai lançar licitações para dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil e para construção de uma nova ponte entre os dois países.


Os uruguaios aceitaram o compromisso de reformar a ponte Barão de Mauá entre as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado vizinho.


Segundo o ministro, os temas abordados no encontro são produtos da visita que o presidente Lula fez ao Uruguai em janeiro.


Mauro Vieira afirmou que os dois países são responsáveis pela modernização e pela ampliação dos acordos externos do Mercosul.


Ainda ficou decidido, de acordo com Mauro Vieira, a reativação dos mecanismos bilaterais de consulta de alto nível.


O governo brasileiro convidou o Uruguai para participar da reunião no G20 em 2024, que vai acontecer no Brasil.


*Com informações da Agência Brasil



-> Leia todas as notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:




-> PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



_____________________________________


bottom of page