top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Arroio do Sal comemora 35 anos de emancipação


FOTO: ALPHA PRODUÇÕES | TEXTO: GIULIANE DA SILVA GIOVANAZ

A história de Arroio do Sal começou muito antes de sua emancipação.


Como o próprio hino municipal glorifica: “os que passaram abriram caminho.”


Caminhos, esses, que se olharmos bem, há muitas pegadas!


São rastros salgados pelo mar e adocicado pelo arroio.


Pegadas que contam uma linda história.

Essa narrativa de encher os olhos e aquecer o coração, é comemorada anualmente no dia 25 de Abril.


Arroio do Sal se emancipou de Torres em 1988.


De lá para cá, muitas conquistas são comemoradas e intensificadas nos últimos anos. Como os próprios moradores e veranistas falam: “É bom demais estar aqui!”

Acompanhando o ritmo de crescimento do litoral gaúcho, o município se destaca pelo programa adotado no início da gestão do prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão): Acelera Arroio do Sal.


Um projeto de encher os olhos e que caminha para o desenvolvimento de muitas áreas do município, desde a educação a urbanização.

“Estamos preparados para continuar a crescer”, reafirma o prefeito. A cada ano é visível o aumento de pessoas na rua do município, a expectativa é que para o próximo censo haja um aumento significativo para o número de habitantes que a estimativa do último senso aponta para aproximadamente 11 mil habitantes.

FOTO: DANIEL MATOS

Desenvolvimento


Com o avanço gradativo da população, a estrutura municipal também se adaptou. Além das ruas que recebem pavimentação, segundo o prefeito Bolão, a principal obra de mobilidade urbana está quase concluída: a revitalização da avenida interpaias norte e sul.


“São 24km que fazem a ligação de todos os bairros e é por ela que se dá o escoamento dos municípios e de todos os serviços da cidade. E, essa via está quase toda asfaltada e com boa sinalização vertical e horizontal”, destaca.

O desenvolvimento e crescimento se dá por todas as áreas municiPais.


Bolão destaca que desde que assumiu a Prefeitura de Arroio do Sal, há de se destacar as reformas em todos os postos de saúde, ampliação nas escolas, renovação do parque de máquinas e ampliação da frota de todas as secretarias.

“Administrativamente, aderimos ao processo eletrônico, eliminando o uso excessivo de papeis em todas as repartições públicas. Com isso, o acompanhamento processual se tornou ainda mais dinâmico”, destaca o prefeito Bolão.


Um exemplo é no Planejamento onde o tempo de aprovação de projeto reduziu para, aproximadamente, 10 dias.


Outros segmentos como certidão de lançamento de prédio, zoneamento, habite-se e outros, o tempo oscila entre três e cinco dias.


O tempo de resposta ao contribuinte também reduziu significativamente.


FOTO: DANIEL MATOS

Arroio do Sal para todos


São mais de 27 km de beira-mar de águas limpas e balneáveis, além de um comércio diversificado, gastronomia de qualidade e incrível rede hoteleira.


São características de um povo hospitaleiro e que se preocupa com os veranistas.


Há de se destacar também o incentivo a agricultura familiar que hoje movimenta a renda de muitas famílias de pequenos agricultores.

Para quem se permite viver, há muito encanto e atrações para o ano todo.


Em Abril tem Feira do Livro, na sequência tem o tradicional Rodeio, após, em Julho, tem a querida e movimentada Festa do Pescador e ao longo do ano tem circuitos esportivos (desde a Taça da Emancipação a campeonatos de Futebol, vôlei, pingue pongue, futsal, futevôlei, surf e atletismo).

Maiores informações, acesse: www.arroiodosal.rs.gov.br



-> Leia todas as notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:



-> PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



_____________________________________


Comments


bottom of page