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  • Caminhos do Rio Grande

A força do Turismo


*Abdon Barretto Filho - Economista, Mestre em Comunicação Social | contato@abdonbarrettofilho.com.br

(FOTO: ARQUIVO PESSOAL).


Toda viagem envolve transporte de uma cidade para outra.


Se a viagem tiver uma motivação vinculada aos aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços, mantendo o visitante com a estadia mínima de 24 horas, o fenômeno turístico é concretizado.


O visitante vai consumir no núcleo receptor: alimentação, bebidas, hospedagem, serviços de transportes locais, ingressos para espetáculos artístico-culturais, participar de um evento de negócios, passeios, comprar no comércio local ou simplesmente consumir o tempo livre contemplando a natureza ou convivendo com os moradores locais.


O mundo descobriu a importância do Turismo como gerador de emprego, renda, impostos e autoestima.


Então, quais os motivos para ignorarem os benefícios do Turismo? Talvez a principal resposta esteja na ignorância pluralista decorrente de análises de fatos e dados decorrentes dos deslocamentos entre pessoas que fazem visitas fora da sua cidade de residência. Além disso, por ser uma atividade econômica, é indispensável o planejamento, a organização, a direção e o controle para avaliar os resultados. Convém salientar que um Destino Turístico deve estruturar sua oferta turística; qualificar os bens e/ou serviços turísticos; promover seus atrativos turísticos no mercados emissores; desenvolver ações comerciais e avaliar os resultados alcançados ou não.


São trabalhos profissionais, qualificados e exigem parcerias públicas e privadas.


O sistema turístico envolve os atores integrantes dos verbos transportar, visitar, comer, entreter, participar, comprar e dormir.


Para alguns Destinos Turísticos o desenvolvimento (social, cultural, ambiental e econômico) começa quando as lideranças públicas e privadas estão sensibilizados pela valorização de uma série de aspectos capazes de atraírem visitantes que ajudam na geração de emprego, renda, impostos e autoestima.


No setor público, uma série de equívocos com cargos e funções ocupados com profissionais que não estão preparados para os desafios da causa.


No setor privado, o mercado vem eliminando empresas e entidades que não conseguem compreender ou atuar no entendimento e atendimentos das exigências dos turistas.


Mas, sejamos otimistas. Sempre.


Pós Pandemia, o Turismo vai retornar com força total para destinos próximos e para viagens inadiáveis.


Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.

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*Especializado em Economia e Marketing aplicado ao Turismo e à Hospitalidade, professor, consultor, escritor, palestrante Textos e podcasts em www.peloscaminhosdoriogrande.com.br e/ou www.abdonbarrettofilho.com.br