top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

A Economia Circular e o Turismo Urbano

*Por: Abdon Barretto Filho

ARTE/FONTE: FIA BUSINESS SCHOOL

As necessidades humanas são ilimitadas e os fatores de produção – recursos naturais, capital (técnico e/ou financeiro) e trabalho – são limitados.


O desafio da existência humana é equilibrar a Demanda composta pelas necessidades humanas ilimitadas e a escassez da Oferta de bens e/ou serviços para todos.


É uma grande justificativa para a existência da Economia como Ciência da escassez.


A literatura sobre o tema é ampla e existem pesquisas e cursos nas mais destacadas universidade no mundo.


A Economia Circular é um modelo que visa a ser uma solução prática para o problema do esgotamento de recursos naturais do planeta.


As ações humanas para extrair matéria-prima, fabricar, consumir e jogar fora, integram o modelo existente desde da revolução industrial.


É o famoso ciclo de um produto na economia tradicional e linear.


Com os avanços tecnológicos e a aumento da população mundial, os recursos finitos estão mais perceptíveis obrigando novos estudos, visando a busca de alternativas para tornar a economia mais sustentável.


A economia circular é projetada para manter um longo ciclo, utilizando a matéria prima e transformando-a infinitamente, seja através da reciclagem ou reaproveitamento.


A geração de resíduos nesse modelo econômico é mínima.


O circuito é fechado e minimiza o consumo de matéria primas e de energia cujo o propósito é o uso da matéria-prima até seu esgotamento.


Utiliza-se os famosos 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar.


No caso do lixo é a mudança do conceito e substituí-lo por uma visão crítica e contínua da produção.


Na realidade, a economia circular é uma solução para minimizar o impacto humano no meio ambiente.


Pode-se destacar algumas vantagens como: a eliminação do desperdício, reciclando as matérias-primas até o esgotamento; menos poluição, tanto na produção quanto no descarte, gerando melhoria na qualidade de vida da população; reduções de custos, pois extrai menos matéria prima para produção; gera inovação e melhoria nos processos produtivos; utiliza recursos naturais; traz bem estar e engajamento com colaboradores e destaques com os clientes, fornecedores, proprietários e a comunidade demonstrando interesse em proteger o meio ambiente e contribuindo para dias melhores.


Convém salientar que a comunidade percebe quando uma empresa está engajada em projetos de responsabilidade ambiental.


Para a economia linear o processo tem fim quando o produto é descartado, Já o conceito de economia circular apresenta que todo material ainda pode ser utilizado.


Logo, o processo é cíclico, ou seja, não tem fim, proporcionando formas equilibrado de consumo e novos formatos de produção.


No Turismo Urbano, os tratamentos dos resíduos fazem parte da estruturação da oferta de equipamentos e serviços prestados aos visitantes que continuam para as comunidades, quando eles retornam às suas residências fixas.


Além disso, cidades limpas com tratamentos adequados dos descartes e reciclagens formam boas imagens e atraem fluxos de visitantes melhorando a autoestima da população.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


____________________________________


*Abdon Barretto Filho


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:





____________________________________

NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?

NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?


CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

__________________________________

bottom of page