top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

Ações para o combate à fome são discutidas em reunião na Secretaria Estadual de Assistência Social

FOTO: SAS/DIVULGAÇÃO

Em reunião realizada na manhã da terça-feira, 14 de fevereiro, na Secretaria Estadual de Assistência Social (SAS), foram discutidas ações conjuntas no combate à fome, participação no comitê do Movimento Rio Grande contra a Fome e atendimento emergencial à comunidade da Terra Indígena Guarita.


No encontro, estiveram presentes o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel; o deputado Valdeci Oliveira; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Mateus Wesp; e a coordenadora do comitê gestor do movimento, Paola Carvalho.


“Alimentação é nosso foco principal nas ações de combate à pobreza, e para isso estamos buscando apoio e parcerias tanto estaduais como federais”, disse Fantinel.


O secretário também reforçou que, neste primeiro momento, a atenção emergencial está voltada para a Terra Indígena Guarita, onde deve ocorrer ação de segurança alimentar nos próximos dias.


“Vamos sempre priorizar a aquisição de alimentos das empresas e cooperativas gaúchas”, informou.


Oliveira, mentor do projeto, solicitou que tanto a Secretaria de Assistência Social quanto a de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos designem representantes no comitê gestor do Rio Grande contra a Fome e propôs novas ações conjuntas.


“O objetivo é fortalecer a assistência social dos municípios e descentralizar a distribuição dos alimentos, a fim de evitarmos superposição de beneficiados”, explicou.


Já Wesp endossou a necessidade de um trabalho em conjunto para atender as demandas, em especial dos povos indígenas e quilombolas.


“Estamos comprometidos em realizar um trabalho transversal para dar encaminhamento às demandas das comunidades”, destacou.


Em dezembro de 2022, o governo assinou termo aditivo para a prorrogação do Movimento Rio Grande contra a Fome por mais 12 meses.


Movimento Rio Grande contra a Fome


Além do Executivo Estadual e do Legislativo, a iniciativa também tem o apoio do Judiciário gaúcho.


A mobilização, proposta pela Assembleia, busca promover a união de diversas instituições gaúchas contra o avanço da fome e da insegurança alimentar da população socialmente mais vulnerável.


Em sua primeira etapa, iniciada em junho de 2022, o movimento arrecadou mais de 200 toneladas de alimentos.


São objetivos centrais da iniciativa chamar a atenção da sociedade para o problema da insuficiência de alimentos na mesa de muitas famílias e potencializar o trabalho que já é realizado pela Central de Doações do Estado, a qual é vinculada à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.


Serviço


Para doar alimentos ou cestas básicas:


• Central de Doações da Defesa Civil (Centro Administrativo do Estado) Av. Borges de Medeiros, 1501, Porto Alegre Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h


• Assembleia Legislativa Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico, Porto Alegre Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30 • Tribunal de Justiça do Estado Av. Borges de Medeiros, 1565, Porto Alegre Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 12h às 19h


• Ministério Público do RS Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, Porto Alegre Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h30 às 18h


• Tribunal de Contas do Estado R. Sete de Setembro, 388, Porto Alegre Horário de atendimento: de segunda a sexta 10h às 18h


• Defensoria Pública do RS R. Sete de Setembro, 666, Porto Alegre Horários de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30


• Quartéis da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais


• Mais informações podem ser obtidas no site https://riograndecontrafome.al.rs.gov.br



-> Leia todas as notícias e artigos da "Cidade de Gramado", acesse:

https://www.cidadedegramadoonline.com.br/noticias https://www.cidadedegramadoonline.com.br/abdon-barretto-filho -> CIDADE DE GRAMADO ON-LINE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051. * NO AR : RÁDIO ON-LINE "PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE" -> ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br (RÁDIO WEB) -> “APRECIE SEM MODERAÇÃO” AS BOAS NOTÍCIAS E OS GRANDES SUCESSOS QUE MARCARAM ÉPOCA, UM TRABALHO FEITO ESPECIALMENTE PARA VOCÊ QUE NOS GARANTE UMA "AUDIÊNCIA ALTAMENTE QUALIFICADA". ____________________________________

NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO? ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?

ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051 _____________________________________

Comments


bottom of page