top of page
Buscar
  • Foto do escritorPelos Caminhos do RS

É tempo de vindima no Brasil

Entre janeiro e março as principais plantações de uva no Brasil, concentradas no Rio Grande do Sul, dão frutos. Conheça lugares para visitar


FOTO: RENATO SOARES/ MINISTÉRIO DO TURISMO

Chegou a melhor época do ano para os apaixonados por essa fruta tão pequena, mas cheia de sabor.


Começou a temporada de vindima nas principais regiões de plantação de uva no Brasil, concentradas principalmente no Rio Grande do Sul.


A Agência de Notícias do Turismo fez uma lista com alguns lugares para visitar durante esse momento tão especial.


Durante todo o ano, a região Sul se prepara para receber turistas na famosa Vindima, que acontece entre os meses de janeiro a março.


O Rio Grande do Sul fica responsável por 90% da produção de vinhos e sucos e 85% da produção de espumantes Brasil.


FLORES DA CUNHA – Flores da Cunha é a maior produtora de uvas e vinhos do Brasil e nessa época a região está recheada de cultura com “É tempo de Vindima”, que acontece até o dia 19 de março e promove celebrações e comilanças envolvendo o universo das uvas.


A cidade realiza verdadeiras experiências para conhecer as vinícolas e degustar ótimas uvas e vinhos.


Um exemplo disso é a Vinícola Boscato com uma degustação harmonizada; a Ulian que cria uma experiência familiar; Cave de Angelina com muitas uvas e uma forte tradição familiar e muito mais.


Clique AQUI e veja a programação completa dessa época em Flores da Cunha.



BENTO GONÇALVES – Quer ter uma experiência de filme e pisar em uvas?


No Vale dos Vinhedos é possível desfrutar dessa atração e ainda conhecer ótimos restaurantes fazendo um tour pelos corredores de uvas que estão recheados nesta época.


Para aqueles que procuram uma visita mais calma e até mesmo conversar com os produtores rurais, a Vinícola Cainelli em Bento Gonçalves possui um ambiente familiar com uma caminhada entre os vinhedos, colheita de uvas, meredim (lanche típico da região) e ainda andar de Tuc-tuc até a vinícola.


A cidade monta uma estrutura inteira durante esses meses para receber os turistas, clique AQUI e veja a programação completa.


GRAMADO - Gramado também não fica de fora!


De acordo com um levantamento do site de viagens Booking.com, Gramado foi eleito o 2º destino nacional mais recomendado pelos brasileiros para se tomar vinho durante as férias.


A Vila do Vinho se junta à praça das Etnias para promover uma decoração digna de passeios com os melhores vinhos e sucos de Gramado.


Uma experiência cheia de imersão na cultura e tradições da produção de uva.


CANELA – Em Canela, a Vinícola Jolimont é uma das mais conhecidas do Sul.


Durante a visita, os turistas podem pisar em uvas ao som de muita música italiana e experimentar os melhores vinhos da propriedade.


Para finalizar, o visitante pode ir até o Mirante Jolimont, um ambiente agradável em meio às videiras, para relaxar com uma vista deslumbrante dos vales e montanhas da cidade.


EXPERIÊNCIAS DO BRASIL RURAL – Promovendo a cultura da vindima e fortalecendo o setor da agricultura familiar, o Ministério do Turismo vem trabalhando por meio do projeto Experiências do Brasil Rural (EBR) em vários estados do Brasil.


Dentre as rotas desse projeto, algumas se destacam pela produção e promoção de uvas e vinhos, como a rota Ferradura dos Vinhedos (RS), Farroupilha Colonial (RS) e a Rota Turística do Café e do Vinho (SP).


O Projeto proporciona a profissionalização dos agricultores familiares associados ao turismo, além de fomentar e estruturar dos destinos e empreendimentos que fazem parte da iniciativa, criando experiências memoráveis para os turistas.


-> Leia todas as notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:



PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


* NO AR : RÁDIO ON-LINE "PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE"


-> ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br (RÁDIO WEB)


-> BOAS NOTÍCIAS E GRANDES SUCESSOS QUE MARCARAM ÉPOCA, PARA UMA "AUDIÊNCIA ALTAMENTE QUALIFICADA".


____________________________________


NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?



NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_____________________________________

Comments


bottom of page