Pelos Caminhos do RS

3 de jul de 20222 min

Quais as preferências reveladas dos visitantes?

*Por: Abdon Barretto Filho IMAGEM ILUSTRATIVA

O fenômeno turístico apresenta uma série de histórias de sucesso.

Observa-se que existiram iniciativas governamentais e empresariais, com trabalho, dedicação, investimento e continuação das políticas públicas e de projetos.

É um modelo universal: planejar, organizar,

executar e avaliar os resultados. Infelizmente,

para algumas cidades, o fenômeno turístico

depende do humor de uma série de políticos

eleitos que interrompem os conquistas anteriores.

Alguns querem inventar o óbvio apresentando opiniões pessoais sem as bases técnicas e científicas.

Repetem erros do passado.

Não existe continuidade.

Geralmente, realizam planos e reuniões para confirmarem os egos sem resultados viáveis.

Observa-se ausências de orçamentos e parcerias estratégias para sustentarem as gestões públicas e privadas.

Os resultados não são apresentados para o grande público principalmente nas gerações de empregos, rendas, acréscimos nas receitas de taxas e impostos e a fantasiosa autoestima de alguns grupos motivados pela mídia local que tem o importante papel de apoiar e sugerir melhorias contínuas.

A história registra os equívocos que não devem ser repetidos.

Os exemplos dos grandes eventos como Copa Mundial de Futebol e Jogos Olímpicos como geradores de fluxos de visitantes, durante e depois das suas realizações.

Foram milhões investidos, casos confirmados de corrupções e incompetências para melhorar a imagens turísticas das cidades sedes das competições.

Então, o que fazer para atingir sustentabilidade social, econômica, ambiental do fenômeno turístico?

São óbvias as necessidades dos diagnósticos profissionais.

Deve-se perguntar aos visitantes quais suas preferências e os aspectos positivos e negativos identificados.

As consultas podem ser realizadas durante suas visitas ou intenções de viagens.

As imagens reais das cidades são identificadas nas conversas com os visitantes: participantes de eventos, investidores e interessados nos equipamentos e serviços, tendo como base o cenário turístico disponível.

Sem visitantes, as ocupações dos hotéis são reduzidas; poucos empregos são gerados; sem utilizações de serviços turísticos; sem arrecadações adicionais e com eventuais frustrações dos investidores.

Para os interessados, sugere-se aprofundar os estudos sobre os mitos do fenômeno turístico e aguardar as correções nos posicionamentos e posicionamentos das suas cidades ou não.

Talvez com os próximos eleitos comprometidos com a causa.

Os governantes passam, o fenômeno turístico continua.

As cidades turísticas utilizam serviços profissionais e continuidade determinada pela comunidade.

Será?

Respeitam-se todas as opiniões contrárias.

São reflexões.

Podem ser úteis.

Pensem nisso.

*Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social

contato@abdonbarrettofilho.com.br

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